Você já parou para pensar como a responsabilidade Geográfica está contextualizada no Licenciamento Ambiental? Participe da nossa palestra online gratuita e fique por dentro!

A Constituição Federal Brasileira, em seu artigo 225, reconhece que todos os cidadãos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. No entanto, a indicação das áreas de preservação e sua compatibilização com as atividades econômicas ainda surgem como desafios ao desenvolvimento econômico-ambiental.

Leia também: 7 Razões para saber mais sobre Licenciamento Ambiental

O licenciamento ambiental, assim, emerge como um conjunto de regras que assumem o papel de garantir o controle das atividades humanas que impactam as condições ambientais. Esse controle é exercido pelos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) de forma efetiva, pois permite a análise de padrões de impactos ambientais, assim como a visualização do espaço de forma georreferenciada.

Os ganhos de produtividade são evidentes como: orientação de esforços de campo, confecção de inventários ambientais e elaboração de documentos cartográficos no apoio a gestão ambiental.

Para trazer tudo isso na prática, com o objetivo de qualificar e atualizar profissionais, lançamos um curso online de SIG para o Licenciamento Ambiental, que vem apresentar a relação entre a legislação e o uso do SIG, as potencialidades do sistema e as ferramentas utilizadas para a gestão ambiental.

Este curso online ensina como fazer análise e determinação de áreas de restrição com base nos dispositivos legais vigentes, definir áreas de restrição a partir de Modelo Digital de terreno (MDT), gerar Áreas de Proteção Permanente (APP) a partir da análise de hidrografia e fazer um estudo de caso de mapeamento de APP.

Além disso, em ambiente QGIS, são abordadas as ferramentas de geoprocessamento, ferramentas de processamento de dados de terreno e correlação espacial direta.

Copyright © 2019 – Instituto GEOeduc. Todos os direitos reservados