brumadinho

Precisamos nos indignar com algumas coisas, pois, se não o fizermos, elas podem voltar a acontecer e, com o tempo, parecer que é algo aceitável, normal. A tragédia em Brumadinho poderia ser evitada.*Por Júlio Ribeiro

Digo isso porque nosso estado de Minas Gerais vive mais uma tragédia anunciada, mais um rompimento de barragem gravíssimo.

Não bastou o absurdo, também anunciado, que aconteceu em Mariana, agora outra tragédia (seja por imperícia, negligência ou coisa ainda pior) acontece em Brumadinho-MG.

Como geógrafo, professor e cidadão fico muito preocupado com a falta de aplicação adequada dos conhecimentos já disponíveis na nossa sociedade. Sustentabilidade não é uma “palavrinha” bonita.

Sustentabilidade é aplicar com responsabilidade uma ação que visa desenvolvimento e que não cause mais desequilíbrios, sejam eles ambiental, social, cultural ou econômico.

Curso GRATUITO sobre Estudos de Rompimento de Barragens

Nós, do Instituto GEOeduc, iremos contribuir com a LIBERAÇÃO GRATUITA, o tempo que for necessário, do nosso curso Estudos de Rompimento de Barragens utilizando o HEC-RAS, ministrado pelo nosso especialista Rafael Colucci – Especialista em desenvolvimento de Estudos de Rompimento de Barragens.

É nosso papel fazer o conhecimento chegar até os profissionais que atuam nesse ramo de atividade, para mudar o olhar fragmentado sobre como lidamos com aspectos complexos.

brumadinho

Nos solidarizamos com todas as famílias impactadas e acreditamos que, para além de atuar na crise emergencial com suprimentos e medidas de resposta a emergência, precisamos colocar o triplo de esforço para que eventos dessa natureza nunca mais ocorram.

E, para isso, sonhamos com um Brasil, onde todos os conhecimentos sejam valorizados, que as áreas das geociências dialoguem com as engenharias e demais áreas do conhecimento. Que o conhecimento ultrapasse as fronteiras e possamos não só salvar vidas (humanas, flora e fauna), mas evitar que elas sejam colocadas em situações de fragilidade.

Nossos mais sinceros sentimentos aos atingidos,

Júlio Giovanni da Paz Ribeiro
CEO – Hubse e Instituto Geoeduc

Copyright © 2019 – Instituto GEOeduc. Todos os direitos reservados