crimes ambientais

Crimes ambientais podem ser identificados e combatidos com a utilização de tecnologia geoespacial. Essa é uma ação do Ipaam que intensifica o uso de ferramentas geoecológicas para combater áreas afetadas no Amazonas. *Por Thaís Perez

Tecnologia e meio ambiente

Ferramentas geoecológicas como, geoprocessamento, sensoriamento remoto e banco de dados espacial são utilizados para identificar e combater crimes ambientais no Amazonas no segundo semestre deste ano.

O uso de tecnologia nesse contexto, de acordo com o gerente da Gerência de Geoprocessamento do Ipaam, José Luiz Nascimento, permitirá identificar, mapear e mensurar áreas afetadas, principalmente, pelo desmatamento ilegal e queimadas, muito comuns à época do verão amazônico. Os dados e informações obtidas poderão ser cruzados através do software SIG.

Com o SIG (Sistema de Informações Geográficas) é possível revelar o nome e informações do infrator e ainda, localizar geograficamente onde ocorreu o ilícito. A partir disso, terá como multar os responsáveis e tomar as medidas administrativas necessárias, afirma José Nascimento.

Sugestão de leitura: Meio ambiente: geoprocessamento para análise de impactos ambientais

Sensoriamento remoto para o combate de crimes ambientais

O sensoriamento remoto é o conjunto de técnicas que permite obter informações da superfície da terra à distância, através de sensores remotos instalados a bordo de satélites artificiais colocados em órbita da terra.

Utilizar essa tecnologia para combater crimes ambientais em um estado com dimensões continentais como o Amazonas (aproximadamente 1,5 milhão de quilômetros quadrados) torna o trabalho de monitoramento e fiscalização mais eficiente.

Obtendo informações através de bases georreferenciadas

As informações necessárias sobre os infratores e o imóvel serão obtidas pelo Ipaam através das bases georreferenciadas de órgãos gestores, como a base do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), do Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), do Instituto Nacional e Reforma Agrária (Incra) e a base de dados espacial do Ipaam.

Fiscalizando com precisão

Com a nova tecnologia, o trabalho da equipe de fiscalização na hora de ir a campo será minimizado, relata Juliano Valente, diretor-presidente do Ipaam.

O diretor, explica que o Ipaam, junto com a Universidade de Lavras (MG), está desenvolvendo um sistema para identificar o desmatamento chamado “SID” (Sistema de Identificação de Desmatamento). O Sistema irá realizar a classificação automática de imagens de satélite e gerar alertas para Gerência de Fiscalização do Ipaam.

Crimes ambientais: como denunciar?

Os crimes ambientais podem ser denunciados ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) por meio dos telefones: (92) 2123-6715 e (92) 2123-6729, das 8h às 17h, ou pelo número (92) 98455-7379 (WhatsApp).

As denúncias podem também ser registradas pessoalmente na sede do Ipaam ou pelo e-mail denuncia@ipaam.am.gov.br. No interior, os casos podem ser denunciados às secretarias municipais de Meio Ambiente.

Utilize as geotecnologias no cotidiano!

Tem interesse no assunto mas poucas informações técnicas para padronizar dados geográficos por exemplo? Oferecemos o curso Introdução ao Geoprocessamento. Neste treinamento, é explicado os principais conceitos que envolvem o Geoprocessamento e ainda, informações sobre os sistemas de informação geográfica e suas aplicações. Com ele, é possível aprender noções de cartografia, bancos de dados e processamento digital de imagens para garantir, com qualidade, a padronização dos dados geográficos.

As geotecnologias também são utilizadas na área de Perícia Ambiental. Sem elas, a materialização dos resultados (seja na qualificação e quantificação dos danos), ilustração e inserção temporal seriam enfraquecidos. Então, que tal se capacitar com o curso Perícia Ambiental: Planejamento e Execução? Nele, será mostrado a compilação, o tratamento e a análise no QGIS e outros Sistemas de Informação Geográfica (SIG), de diversos dados vetoriais e matriciais, visando o bom planejamento e execução de uma Perícia Ambiental. Clique no link abaixo para conhecer mais este curso:

 

 

(Fontes: Ipaam adota uso de tecnologia geoespacial para combate a crimes ambientais). 

Copyright © 2019 – Instituto GEOeduc. Todos os direitos reservados