O Manual Técnico lançado pelo Instituto tem o objetivo de auxiliar grupos técnicos e científicos de várias áreas que trabalham com espacialização da informação.

Essa é a publicação número 14 da Série de Manuais Técnicos de Geociências e pode ser acessada aqui. O manual de Acesso e Uso de Dados Geoespaciais mostra conceitos de Geodésia, Cartografia e Geoprocessamento importantes na utilização de softwares de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), mostrando suas funcionalidades e ferramentas.

Manual Técnico: objetivo do documento

Logo de início, o Diretor de Geociências, João Bosco de Azevedo, escreve os objetivos principais do Manual:

O objetivo principal deste documento é que o leitor seja capaz de acessar dados geoespaciais e utilizar as principais ferramentas de um ambiente SIG em suas atividades profissionais e acadêmicas.

Os objetivos específicos do Manual são: demonstrar a importância do conhecimento teórico básico de Geodésia, Cartografia e Geoprocessamento para uma adequada manipulação e análise de dados geoespaciais; e mostrar o acesso aos dados geoespaciais abertos utilizados neste manual.

manual técnicoConteúdo do Manual

O Manual apresenta informações sobre variados tipos de dados geoespaciais e softwares para seu acesso e uso.

O QGIS, por ser um software que utiliza o padrão aberto e gratuito de desenvolvimento e disponibilidade, proporcionando maior alcance aos usuários, é o assunto de destaque neste Manual. Orientando a elaboração de cartogramas e impressão de mapas através do software.

Os tópicos abordados no Manual são: noções básicas de Cartografia, Geodésia e Geoprocessamento; acesso a dados geoespaciais; ambiente de Sistemas de Informações Geográficas; visualização, simbologia e organização de dados geoespaciais; análise e consulta aos dados geoespaciais; gerenciamento de banco de dados geográficos; edição de feições geográficas; e, por fim, elaboração de cartogramas e impressão de mapas.

SIG: Um sistema amplo e diverso

O desenvolvimento dos Sistemas de Informação Geográfica (SIGs), ou GIS (do inglês Geographic Information Systems) possibilitou amplo acesso às informações espaciais através de ferramentas livres e abertas, como o QGIS. O que oferece aos usuários, de diversos perfis, possibilidades de tratar significativo volume de dados e produzir seus próprios mapas e cartogramas para uso pessoal, acadêmico ou profissional.

Apesar da popularização desses softwares, os conhecimentos técnicos e conceituais ainda são necessários para o uso satisfatório e eficaz de tais ferramentas em um ambiente SIG. Por isso, o Manual Técnico de Geociências do IBGE é muito vantajoso.

É importante destacar que todos os dados e softwares utilizados no Manual são abertos, gratuitos e livres para edição e compartilhamento, desde que mantidas as informações sobre as fontes produtoras.

Para fazer o download do Manual, clique no link abaixo:

manual técnico

O IBGE espera com esse trabalho atender à expectativa de diferentes tipos de pesquisadores e usuários de dados espaciais, incluindo aqueles de áreas diferentes das geociências.

O maior objetivo é ampliar a utilização e a produção de conhecimento geoespacial, possibilitando o desenvolvimento de novas ferramentas, complementos e aplicações.

Leia também – Manual Técnico de Avaliação da Qualidade de Dados Geoespaciais: 2ª edição é lançada pelo IBGE

Capacitação em SIG e Geoprocessamento

Vá além e aprimore seus conhecimentos em SIG, Geoprocessamento, Cartografia,  gerenciamento de banco de dados geográficos e muitos outros com os cursos do GEOeduc!

Conheça algum dos cursos que podem auxiliar na elaboração de projetos, estudos e até mesmo na prática profissional:

Introdução ao SIG com QGIS – Curso online que introduz na teoria e na prática aqueles que estão tendo o primeiro contato com os Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Dividido em 10 módulos, o curso tem como objetivo ensinar todas as noções básicas de geoprocessamento e SIG, permitindo ao aluno identificar padrões geoespaciais, realizar análises espaciais de nível básico e de produzir mapas temáticos no software QGIS.

Cartografia Temática – Aprenda neste curso online os requisitos, passos e boas práticas para fazer mapas da forma correta, no sentido de comunicar de forma eficiente uma informação, levando em conta quem será o usuário, em que plataforma o mapa será apresentado, que dados serão utilizados e muito mais.

Introdução ao Geoprocessamento – Veja os principais conceitos que envolvem o Geoprocessamento, conheça os sistemas de informação geográfica e suas aplicações, aprenda noções de cartografia, bancos de dados e processamento digital de imagens, e entenda os elementos que garantem a qualidade e padronização dos dados geográficos.

Acesse o link abaixo e conheça todos os cursos oferecidos pela plataforma EAD do GEOeduc:

manual técnico

 

Fonte: (IBGE lança Manual Técnico de Acesso e Uso de Dados Geoespaciais).

Copyright © 2019 – Instituto GEOeduc. Todos os direitos reservados