O GEOeduc está lançando hoje um novo curso de Banco de Dados Geográficos. Este é um curso online que tem tido muita demanda pelos alunos. *Por Thaís Perez

O curso aborda desde o planejamento e modelagem de banco de dados geográficos até a realização na prática de um mini-projeto, com elementos geográficos reais, em que você tentará construir um banco de dados que permita a solução de vários questionamentos via consultas.

Com carga horária de 6 horas e certificado de conclusão, o curso é dividido em duas partes: uma com vídeos teóricos e outra totalmente prática, com muitos exercícios e apostila para te auxiliar.

Banco de Dados Geográficos: objetivos do curso

O objetivo principal do curso é permitir que você tenha conhecimento sobre os principais conceitos de um banco de dados geográficos e pratique esses conceitos.

Além disso, o curso tem os objetivos de ensinar a modelar um banco, mostrar o componente geográfico desse tipo de banco, e ainda, permitir a prática aliada à teoria.

O que o aluno vai aprender?

Ao longo desde curso o aluno irá aprender a diferenciar dados de informação, sabendo de suas relações. Saberá o que é um banco, suas estruturas e as diferenças entre os sistemas. E ainda, sairá deste curso com conhecimentos sobre PostGIS, Topologia, normalização, linguagem SQL, instalação do PostgreSQL, conexões entre dados geográficos e QGIS, e muito mais!

Conteúdo programático:

– Modelagem de banco e seus principais conceitos;

– Modelagem conceitual;

– Normalização e modelagem lógica;

– Modelagem física e SQL;

– Aplicação no mini-projeto do curso

Clique no link abaixo para conhecer e se matricular no curso:

banco de dados

Este curso pode ser uma ótima base para capacitação posterior em outro curso: QGIS com integração do PostGIS. Vale a pena dar uma conferida.

Sugerimos a leitura do seguinte artigo que poderá auxiliar nos estudos: SIG e PostGIS: Por que integrar esses sistemas é importante?

 

Copyright © 2019 – Instituto GEOeduc. Todos os direitos reservados