CCIR Digital

CCIR Digital é uma inovação tecnológica que aprimora a Declaração de Cadastro Rural e garante maior agilidade ao proprietário para emitir Certificado.

Agora, proprietários de imóveis rurais podem modificar dados cadastrados no Incra com o CCIR Digital, que emite e atualiza automaticamente informações.

CCIR Digital confere maior agilidade aos proprietários

Com a ferramenta, interessados em comprovar a regularidade cadastral de imóveis rurais já podem contar com a emissão de forma digital do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) ao final do processo de Declaração de Cadastro Rural (DCR).
A DCR é o documento eletrônico utilizado para atualizar a base de dados do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) mantido pelo Incra.
Já emitiu seu CCIR 2019? Leia este artigo e saiba como realizar a emissão: Emissão CCIR 2019 já está disponível

Desenvolvimento do CCIR Digital

O CCIR Digital foi desenvolvido pelo Incra, por meio da Diretoria de Ordenamento da Estrutura Fundiária. A ferramenta confere maior agilidade para validar informações prestadas pelos interessados. Que agora, não precisarão entrar em uma fila para aguardar a análise das demandas apresentadas.

A nova funcionalidade foi desenvolvida ao longo de 2019 e passou por um período de testes nos últimos dois meses. Em 27 de novembro, apenas cinco dias após ser disponibilizada, 80% das atualizações de dados no SNCR geradas pelos declarantes por meio da Declaração de Cadastro Rural (DCR) já estavam sendo processadas instantaneamente.

O diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do instituto, Humberto César Mota Maciel, afirma que com a implementação do CCIR Digital, o processo de atualização cadastral pelo Incra torna-se mais ágil. Segundo ele, a autarquia corresponde aos anseios da sociedade por informações confiáveis e prestadas cada vez mais rapidamente. Demonstra o compromisso com a evolução contínua do SNCR.
A configuração inicial da nova ferramenta será avaliada constantemente para verificar a quantidade e a qualidade das atualizações realizadas. Caso seja necessário, o corpo técnico do Incra fará correções nos critérios de processamento automático a fim de conferir mais segurança às informações fornecidas pelos interessados.
Clique aqui e acesse a Declaração de Cadastro Rural.

CCIR: O que é?

Segundo o site oficial do Cadastro Rural, CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural) é:
O documento emitido pelo Incra que é indispensável para transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar (divórcio ou herança) e obter financiamento bancário. Os dados constantes são exclusivamente cadastrais, não legitimando direito de domínio ou posse.

Como funciona o processo digital?

A maioria dos requerimentos para alterações no SNCR passam a ser processadas de forma automática. Basta os proprietários, titulares do domínio ou detentores, a qualquer título, de imóveis rurais, preencherem as declarações pela internet e, se forem consideradas satisfatórias, o próprio sistema faz a validação eletronicamente.

Após a legitimação das informações, ocorre a emissão do CCIR Digital, imprescindível para desmembrar, remembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel e, para homologação de partilha amigável ou judicial (sucessão causa mortis). O certificado também é exigido por instituições financeiras para a concessão de crédito agrícola.

A cada mudança de dados pessoais dos titulares, de exploração, de situação jurídica e de área, deve haver a revisão cadastral para que o CCIR seja emitido.

Precisando de capacitação em CCIR?

O novo e atualizado curso de Georreferenciamento de Imóveis Rurais permite ao aluno saber as principais etapas de um Georreferenciamento de Imóveis Rurais, inclusive como registrar um imóvel rural certificado a partir de documentações cadastrais do imóvel, como o CCIR, ITR e CAR. E ainda, como analisar a situação cadastral e tributária com o CCIR pago e desinibido.
Aos interessados em cursos rápidos, sugerimos os seguintes cursos:

Também temos cursos mais completos, com 10 horas de duração, como o: Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e ITR. Neste curso online são abordados os principais conceitos e práticas para emissão/atualização do CCIR e como declarar o ITR. Além disso, explica o que vem a ser o SNCR, CAFIR (DECIR), NIRF, ADA, CAR e SIGEF.

Fonte: (Inovações tecnológicas aprimoram Declaração de Cadastro Rural).
Copyright © 2020 – Instituto GEOeduc. Todos os direitos reservados