
O acesso à informação geográfica se mostra como uma ferramenta poderosa para ajudar, esclarecer e combater a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Por Thaís Perez *
É neste cenário que a universidade americana Johns Hopkins desenvolveu um painel interativo, baseado em ArcGIS, como forma de responder as emergências de saúde pública mundial. A quantidade de casos e as ocorrências do coronavírus podem ser monitoradas através deste mapa dinâmico e interativo da Plataforma Esri (empresa americana desenvolvedora do ArcGIS).
O mapa dinâmico possibilita acompanhar os casos de contágio e mortes causadas pelo coronavírus, sendo possível localizar, de forma exata, os registros da doença. O mapa já é uma das principais referências sobre o impacto e a evolução das ocorrências do novo coronavírus.
Ocorrência do coronavírus é monitorado com aplicativo
De acordo com a Esri, o ArcGIS foi utilizado como base para a criação do mapa. O app interativo foi lançado ao público no dia 22 de janeiro e tem obtido um imenso número de acessos.
Assim, o Wuhan Coronavirus Global Cases é atualizado diariamente e oferece o número de ocorrências por estados e países, a quantidade de casos confirmados, de óbitos e de pacientes recuperados, além da evolução do surgimento de novos casos da doença, conhecida desde 1960 e que voltou a assombrar a saúde pública mundial.
Além disso, o acesso ao mapa dinâmico é público e gratuito.
A tecnologia SIG
Os Sistemas de Informação Geográfica são bastante utilizados no combate à disseminação de doenças. Inclusive, foram utilizados na época da epidemia de Ebola, em 2014. A tecnologia SIG é responsável por agrupar e cruzar as informações oficiais com insumos geográficos.
Como resultado disso, o benefício de utilizar um software como o ArcGIS neste momento está na possibilidade de visualizar as informações em contexto geográfico, o que facilita a análise do problema e, consequentemente, auxilia na rápida definição de respostas e tomada de decisões.
Conheça o aplicativo Wuhan Coronavirus Global Cases sobre o coronavírus:
Clique aqui para acessar o painel e acompanhar as ocorrências do vírus.
Soluções da Esri para comunidades ou organizações
A Esri está fornecendo, de forma gratuita, o modelo de resposta ao coronavírus.
Através do ArcGIS Hub, é possível criar o próprio site da sua organização ou comunidade para visualizar e analisar a crise do COVID-19. De antemão, essa funcionalidade permite o foco no contexto da população e ativos dessa organização ou comunidade específica. Para isso, basta solicitar assistência ao Programa de Resposta a Desastres da Esri.
Aliás, estão disponíveis os novos modelos de solução de resposta ao Coronavírus da Esri. O Coronavirus Response é uma coleção de mapas e aplicativos que podem ser usados pelas agências de saúde pública para entender o impacto do coronavírus (COVID-19) e compartilhar informações autorizadas sobre a pandemia com sua comunidade.
Ademais, os interessados em implementar o Coronavirus Response nas organizações com ArcGIS poderão obter uma série de aplicativos ArcGIS usados para monitorar casos de coronavírus, rastrear o impacto em locais públicos de reunião (por exemplo, escolas, prédios governamentais, locais comuns), locais de teste de inventário e compartilhar esta informação com o público.
Drones podem ser utilizados para reduzir risco do vírus se espalhar
Os Drones também estão sendo utilizados na batalha contra a pandemia do novo coronavírus. Contudo, eles estão sendo mais utilizados, a princípio, nas atividades de monitoramento.
A empresa Shenzhen MicroMultiCopter (MMC) lançou soluções de prevenção com Drones e designou uma equipe de serviço de mais de 200 pessoas que partiram para a linha de frente com mais de 100 drones implementados em várias cidades, como Xangai, Guangzhou, Zhaoqing. Consequentemente, o risco do vírus se espalhar entre o pessoal da linha de frente já foi bastante reduzido.
Além disso, os drones são capazes de fazer patrulhas em 360 graus para observar a condição do solo através de câmeras com zoom de 40 vezes. Por conseguinte, multidões e aqueles que não usam máscara em locais públicos são detectados e dispersados pelos comandantes através de megafones instalados a bordo. A transmissão diária através de drones é realizada em diferentes comunidades.
Para saber mais: (Drones são usados na batalha contra a epidemia do novo coronavírus); (Hub GIS COVID-19 – Esri); (Mapa dinâmico mostra localidades afetadas pelo Coronavírus).
Thaís Perez – Analista de Conteúdo da equipe GEOeduc. Especialista em Marketing de Conteúdo Avançado, certificada pela Rock Content.