
A plataforma faz parte do programa Cidades Saudáveis e Integradas, que monitora dados sobre o avanço do Coronavírus na região do Vale Paraíba. *Por Nara Costa
Idealizada pela Hubse, o Programa Cidades Saudáveis e Integradas dispõe, diariamente, de informações sobre o número de casos, taxa de ocupação de leitos nos hospitais, e entre outros dados que ajudam a compreender o avanço do COVID-19 na região do Vale Paraíba e Litoral Norte.
Plataforma fornece informações para tomada de decisão estratégica
A plataforma é alimentada diariamente pelos Municípios e pela Divisão Regional de Saúde. Com isso, é possível gerir dados atualizados para monitorar e acompanhar as informações necessárias sobre a doença. Além disso, a plataforma também fornecer informações sobre a situação de cada município, possibilitando auxiliar, tecnicamente, tomadas de decisões de gestores e prefeitos, como a flexibilização.
Para que as informações sejam fornecidas em tempo real, a plataforma funciona por três elementos básicos: coleta de dados; o processamento dos mesmos; e o resultado de indicadores. O que ajuda a compreender a realidade, ampliando possibilidades de planejar ações estratégicas no futuro.
Também pode te interessar – Coronavírus e SIG: Como a informação geográfica pode ajudar?
Conheça e explore o programa
O acesso a plataforma é público. Sendo assim, moradores da região, gestores e prefeitos de cada município podem acessá-las pelo portal da CODIVAP.
Contribua com outras ações
Um formulário foi desenvolvido para que qualquer pessoa, de qualquer município do Brasil contribua com informações que alimentam um outro painel que apresenta a distribuição espacial dos casos de COVID-19, auxiliando no monitoramento e no planejamento de ações importantes para o combate à pandemia.
Para saber mais sobre essa iniciativa e acessar o formulário, confira este artigo: COVID-19: Painel de distribuição espacial para monitoramento da pandemia
Fonte: (Programa Cidades Saudáveis e Integradas monitora dados do Coronavírus na região).