
Entre os softwares de geoprocessamento mais utilizado por diversos profissionais e estudantes, o QGIS tem lugar de destaque. Veja neste post o motivo.*Por Thaís Perez
A utilização do QGIS tem crescido cada vez mais na rotina de diversos profissionais e estudante de diversas áreas. Atualmente, as áreas das Engenharias, Arquitetura, Agronomia, Agropecuária e outras, têm utilizado as ferramentas do QGIS para realizar estudos, projetos e serviços.
Entre os motivos para crescente utilização desse software de geoprocessamento, encontra-se o fato do QGIS ser um programa totalmente open source. Ou seja, um código projetado para ser acessado abertamente pelo público. Além disso, o QGIS faz parte do Sistema de Informação Geográfica (SIG), o que possibilita a análise, manipulação e geração de dados georreferenciados.
Softwares de Geoprocessamento
Para entender melhor a ocupação do QGIS enquanto software, é preciso entender o geoprocessamento de forma ampla. As atividades envolvidas no processamento de dados geográficos/georreferenciados são de captar, organizar e desenhar mapas. Para isso, utiliza-se programas específicos para adquirir, manipular, analisar e apresentar os dados georreferenciados de forma a facilitar o trabalho de processamento dos dados.
Esse programas são conhecidos como softwares, que entre eles estão o SIGs. Afunilando ainda mais, encontra-se o QGIS como uma das poderosas ferramentas mais utilizadas pelos usuários de diversas áreas.
Thaís Perez – Analista de Conteúdo da equipe GEOeduc. Especialista em Marketing de Conteúdo Avançado, certificada pela Rock Content.