IBGE 400 vagas

Oportunidade de emprego: IBGE abre 400 vagas temporárias de Analista Censitário para o Censo 2020

Foi publicado, pelo Instituto, o edital de seleção para trabalhar no Censo Demográfico do próximo ano. As inscrições vão até o dia 23 deste mês e as provas estão previstas para acontecer no início de setembro, com resultados divulgados a partir do dia 26 do mesmo mês. Acompanhe todas informações! *Por Thaís Perez

Informações sobre as vagas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá oferecer 400 vagas temporárias, em 20 áreas de conhecimento em nível superior. Em todos os 27 estados do país terão vagas para o cargo de Analista Censitário, porém a maior parte das vagas é destinada para o Rio de Janeiro, onde se encontra a sede do IBGE.

  • Jornada de trabalho – com uma jornada de 8 horas por dia (totalizando 40 horas semanais), os contratados terão direito aos auxílios: Alimentação, Transporte e Pré-escolar.
  • Remuneração – a remuneração prevista é de R$ 4.200,00 por mês. Incluindo, férias e 13º salário proporcionais.
  • Período de contratação – o período máximo é de 12 meses, possuindo no contrato 30 dias de vigência, que poderão ser prorrogadas sucessivamente por igual período, seguindo a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade dos recursos orçamentários.

Prova de seleção: como será?

Aos interessados em participar dessa oportunidade, as inscrições poderão ser realizadas pelo site www.institutoaocp.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 64,00 e esta somente será válida após a confirmação do pagamento.

Com previsão para ser aplicada no dia 1º de setembro, a prova contará com 60 questões objetivas em língua portuguesa, conhecimentos específicos e raciocínio lógico.

É importante ler e ficar atento às informações do edital!

Mudanças e polêmicas do Censo 2020

No começo do mês, foi divulgado pelo IBGE, o novo questionário do Censo Demográfico 2020. Nele, foram realizadas algumas mudanças.

Como exemplo, a redução no número de perguntas no questionário. Referente a essa decisão, pesquisadores afirmam que tal mudança não implicará na redução de custos, porém pode apresentar riscos de perda de qualidade nas pesquisas.

A presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, defende a mudança e indica que a medida, independente do custo, aumenta a produtividade.

Saiba mais: IBGE divulga novo questionário do Censo 2020.

Requisitos de escolaridade

O Analista Censitário é uma função de nível superior. Seu ocupante pode desempenhar diversas atribuições, de acordo com áreas de conhecimento estabelecidas, que vão desde Análise de Sistemas até Recursos Humanos.

Das 400 vagas, 24 destas são destinadas à área de Geoprocessamento. Se você tiver interesse nesse setor, o GEOeduc oferece cursos introdutórios e avançados no tema.

O curso Introdução ao Geoprocessamento permite conhecer os sistemas de informação geográfica e como aplicá-los. Além de noções de cartografia, bancos de dados e processamento digital de imagens.

Ligado a área de Geoprocessamento, o SIG (Sistemas de Informações Geográficas) é um sistema que permite estudar o espaço terrestre e produzir mapas, cartogramas, gráficos e muito mais. Com o curso Introdução ao SIG com QGIS 3.0, é possível conhecer ferramentas básicas do software QGIS, e executar banco de dados geográficos. Além de saber como elaborar mapas temáticos, sistemas de referência e georreferenciamento de imagens.

Por fim, com o curso Análise Espacial com QGIS 2.16, é possível aprender os conceitos e aplicações de Análise Espacial, através de exemplos práticos com o software livre QGIS.

Quer ficar por dentro todos os webtreinamentos ligados à área de Geoprocessamento oferecidos pelo GEOeduc?

 

(Fontes: IBGE publica edital para Analista CensitárioIBGE publica edital para contratar 400 analistas para Censo 2020). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *