Análise Geográfica para Gestão Ambiental: palestra gratuita

Palestra gratuita aborda o poder da análise geográfica nos estudos ambientais e a importância dos SIG (Sistemas de Informação Geográfica) e do geoprocessamento.

A garantia da sustentabilidade ambiental do desenvolvimento econômico e a manutenção de um meio ambiente equilibrado depende de uma série de análises, regras e estudos detalhados.

Para trabalhar com este conjunto de informações, uma ferramenta fundamental que apoia no desenvolvimento de soluções ambientais é o geoprocessamento com uso de Sistema de Informação Geográfica (SIG).

Leia também: Processamento Geográfico: Ferramentas Avançadas do QGIS 3.0 e otimização.

Para disponibilizar tudo isso a comunidade, convidamos você para acessar nossa palestra gratuita, com duração aproximada de 1h, em que mostramos como os recursos de análise geográfica podem aprimorar os estudos ambientais, do ponto de vista de dimensionamento de impactos.

Inscreva-se no link abaixo para ter acesso grátis a esse conteúdo:

Relacionado a esse conteúdo, temos o curso de Gestão de Recursos Hídricos com SIG, que se aprofunda mais sobre o tema, no qual são expostos alguns recursos de análise geográfica, explicando como o SIG auxilia na espacialização dos instrumentos de gestão de recursos, estabelecidos pela Política Nacional de Recursos Hídricos. Com esse treinamento, o aluno se tornará apto a iniciar e desenvolver projetos ambientais de qualquer natureza.

Ementa completa da palestra sobre Análise Geográfica para Gestão Ambiental

• Meio Ambiente e Economia
• Impacto Ambiental
• Instrumentos Jurídicos de Redução de Impactos
• Contexto Espacial de Impactos
• Política Nacional de Recursos Hídricos
• Gestão de Recursos Hídricos
• Sistemas de Informações Geográficas
• Impacto Social dos SIG

Palestrante: Arthur Paiva – Engenheiro cartógrafo formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente consultor e instrutor do instituto GEOeduc, possui 5 anos de experiência em softwares GIS e de Processamento Digital de Imagens. Apresenta conhecimentos em assuntos como, geoestatística, geomarketing, análise ambiental, gestão de banco de dados dentre outros temas. Atuou como suporte técnico e na confecção de materiais de cursos de extensão em geotecnologias pelo Laboratório de Geoprocessamento da UERJ (LABGIS UERJ). Possui experiência na área de agrimensura, como no mapeamento de estradas e túneis a partir de levantamentos geodésicos (Diferencial, estático e RTK) e a partir de levantamentos com equipamentos topográficos, como estação total, Laser Scanner fixo e o Laser Scanner Móvel (acoplado em automóvel).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *