CAR

Aplicativo que permite obter dados do CAR é lançado pelo Serviço Florestal

Com o aplicativo, é possível aperfeiçoar comunicações entre proprietários rurais, juntamente com as funcionalidades já existentes do CAR, o Cadastro Ambiental Rural. *Por Thaís Perez

Pensando em melhorar a comunicação entre proprietários e produtores rurais, o Serviço Florestal Brasileiro lançou um aplicativo, no dia 4 (quinta-feira), sobre a Central do Proprietário ou Possuidor Rural do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) para dispositivos móveis.

A Central é utilizada para que o proprietário ou possuidor rural registre e acompanhe as informações do seu cadastro. Até agora, esse serviço era possível de ser acessado apenas pelo site do CAR.

Já com o aplicativo, proprietários e possuidores rurais que realizaram o CAR podem acessar todas as funcionalidades do site na palma da mão, de maneira simples e eficaz.

O aplicativo já está disponível na PlayStore, para o sistema Android e, em breve, também estará acessível na Apple Store, para o sistema iOS.

Entendendo o CAR

O CAR foi criado em 2012 pela Lei 12.651 no setor do Sistema Nacional de Informações sobre Meio Ambiente, o SINIMA.

É um registro eletrônico responsável por incorporar informações ambientais para controlar, monitorar e combater desmatamentos de florestas e de vegetações nativas, além de servir como base da dados para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Realizar a inscrição no CAR é o primeiro passo para obter regularidade ambiental do imóvel. Tal ação contempla: inserir dados do proprietário, possuidor rural ou responsável direto pelo imóvel rural; dados sobre os documentos de comprovação de propriedade e ou posse; e informações georreferenciadas do perímetro do imóvel.

Além de dados sobre as áreas de interesse social e de utilidade pública, acrescentando informações da localização dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Uso Restrito, das áreas consolidadas e das Reservas Legais.

(Fontes: Serviço Florestal lança aplicativo para acesso a dados do CAR). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *