Aprenda a fazer cálculo de volumes no Civil 3D através da ferramenta Volumes Dashboard

Por Rafael Colucci

Cálculo de volumes no Civil 3D podem nos auxiliar a obter inúmeras informações referentes a um projeto de infraestrutura.
Se você já fez algumas das perguntas abaixo, e não soube como respondê-las, leia este artigo até o final.

•    Qual o volume de corte do meu projeto?
•    Qual o volume de aterro do meu projeto?
•    Qual a diferença entre os volumes de corte e aterro em um projeto?

Cálculo de Volumes no Civil 3D

O Civil 3D conta com inúmeras ferramentas para realização de cálculos de volumes que podem ser aplicadas nos mais diferentes tipos de projetos de infraestrutura. Dentre elas podemos citar as Listas de Materiais, Volume Dashboards e Diagrama de Bruckner (Mass Haul).

Apesar de alguns usos destas ferramentas exigirem um conhecimento mais aprofundado do software, em geral é mais fácil obter as informações referentes à volumes no Civil 3D do que em outros softwares. Na imagem abaixo apresento um Diagrama de Bruckner criado no Civil 3D:

Diagrama de Bruckner. Disponível no manual de usuários Autodesk.

Cálculo de Volumes no Civil 3D utilizando a ferramenta Volumes Dashboard

Uma ferramenta bastante útil para o cálculo de volumes no Civil 3D é o Volumes DashBoard. Esta ferramenta calcula a diferença de volumes entre uma superfície existente com a superfície de projeto, que por sua vez contém as informações unificadas do terreno existente com as necessidades do projeto.

Na imagem apresentada abaixo, obtida do livro AutoCAD Civil 3D 2016 Recursos e Aplicações para Projetos de Infraestrutura, de autoria do meu grande amigo Marcus Cesar Cardoso, e Edna Frazilio, podemos visualizar esta comparação entre superfícies e o resultado obtido.

Comparação entre Superfície Existente e de Projeto para o cálculo de volumes no Civil 3D

Para que essa comparação seja realizada é necessário criar, inicialmente uma Superfície de Volume. Por sua vez esta Superfície deve contar com as informações do terreno existente unidas à uma superfície representando as características do projeto. No caso de um projeto rodoviário realizamos a união entre a superfície existente e a superfície de corredor, como é conhecida a superfície contendo as informações do projeto em questão.

Apesar de exigir alguns passos para elaboração, a Superfície de Volume pode ser criada facilmente por um usuário com conhecimentos intermediários no uso do Civil 3D.

Visualizando o resultado do cálculo de volumes no Civil 3D a partir da ferramenta Volumes Dashboard

Uma vez que possuímos todos os objetos necessários para realização do cálculo de volumes no Civil 3D, e assim obter os volumes de corte e aterro em relação a um determinado projeto de infraestrutura, podemos utilizar as ferramentas de visualização de resultados do software.

Abaixo apresento os volumes de corte e aterro de um projeto, assim como uma comparação entre ambos.

Resultado do cálculo de volumes no Civil 3D a partir do uso da ferramenta Volumes Dashboard

Vejam que na imagem é possível obter o Volume de Corte (Cut), Aterro (Fill) e a diferença entre eles (Net). No campo Net Graph vemos o balanço entre os volumes. Neste caso, cabe ressaltar que o projeto em questão é hipotético e criado em uma região muito plana, o que justifica a grande diferença entre os volumes.

Visualização do resultado diretamente na Superfície

Uma forma interessante de visualizar o cálculo de volumes no Civil 3D é graficamente, e diretamente aplicado na Superfície em questão.

Visualização de regiões de corte e aterro no Civil 3D

Interessante, não?

Indo além…

Quer aprender um pouco mais sobre estas importantes ferramentas de cálculo de volumes no Civil 3D? Assine nossa Newsletter e acompanhe todas as novidades do nosso blog.

Caso queira aprender a partir de vídeo aulas, acesse agora mesmo nossa página de cursos e encontre àquele que oferecer as ferramentas necessárias em seu projeto de infraestrutura.

Até a próxima.

Um comentário sobre “Aprenda a fazer cálculo de volumes no Civil 3D através da ferramenta Volumes Dashboard

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *