Artigo: Por que utilizar o AutoCAD Civil 3D para elaboração de geometrias do HEC-RAS

Por Rafael Colucci

O HEC-RAS é um importante software de análise de rios. A partir dele podemos simular escoamentos em regime permanente e não permanente, análise de transporte de sedimentos, de qualidade da água e até mesmo estudos complexos de rompimento de barragens.

Para isso são necessárias diversas informações cruciais para a simulação, como dados do escoamento e características geométricas da bacia que contém o curso d’água em questão. É no desenvolvimento destas características geométricas que o AutoCAD Civil 3D, desenvolvido pela Autodesk, pode se tornar um excelente aliado. Neste artigo apresento algumas vantagens em utilizar o AutoCAD Civil 3D para elaboração de geometrias do HEC-RAS.

Modelo Digital de Terreno

O procedimento de criação de Modelos Digitais de Terreno (MDT) no Civil 3D é bastante simples, e o software permite a utilização de várias formas diferentes de definição das coordenadas e elevação do modelo. A partir de arquivos de pontos topográficos, curvas de nível, objetos de desenho e até mesmo imagens de satélite somos capazes de criar Superfícies que representam o terreno que será analisado. Na imagem abaixo podemos visualizar uma Superfície criada no Civil 3D.

Traçado de Alinhamentos

O Civil 3D possui inúmeras ferramentas para auxiliar na elaboração de projetos lineares. Por sua vez, estes projetos necessitam de um Alinhamento, que é o mesmo objeto utilizado para representar o curso d’água que será analisado no HEC-RAS. Na imagem abaixo apresento um Alinhamento e seu Perfil Longitudinal.

Ferramentas de criação de visualização de seções transversais

Seções transversais são essenciais em análises de escoamento realizadas no HEC-RAS. Por sorte, o Civil 3D possui rotinas de criação de seções extremamente simples e que permitem ao usuário definir sua largura e distância.
Na imagem abaixo apresento-lhes um grupo de seções criadas e uma vista de seção.

Ferramenta de exportação direta para o HEC-RAS

O que me levou a conhecer o Civil 3D, foi sua ferramenta de exportação para o HEC-RAS. O Civil 3D possui uma ferramenta que exporta em formato .geo as informações geométricas do curso d’água que será analisado no HEC-RAS, assim como as características de cada seção transversal criada. Na imagem abaixo apresento a ferramenta de exportação do Civil 3D para o HEC-RAS.

Assim, um único software é necessário para todo desenvolvimento da geometria e exportação para o HEC-RAS.

Ferramentas para elaboração de mapas

Uma vez que sua simulação foi realizada, será necessário criar um mapa de inundação. Este mapa de inundação pode também ser desenvolvido no Civil 3D, pois este possui ferramentas de importação de resultados do HEC-RAS e ferramentas próprias para mapas, possibilitando ao usuário utilizar imagens de satélite e muito mais. Na imagem abaixo apresento uma mancha de inundação importada no Civil 3D.

Conclusão

Vimos que o AutoCAD Civil 3D possui todas as ferramentas necessárias para desenvolvimento e exportação de geometrias para o HEC-RAS. Além disso, o software também conta com ferramentas de criação de mapas, o que permite ao usuário criar seus mapas de inundação.

Curso sobre HEC-RAS e AutoCAD Civil 3D

O Instituto GEOeduc conta com curso online de HEC-RAS que ensina a desenvolver a geometria da simulação utilizando o AutoCAD Civil 3D. Aproveite e conheça o que cada um de nossos treinamentos presentam ao longo de suas vídeo aulas:

Rafael Colucci – Mestre em Engenharia da Energia (Universidade Federal de Itajubá), especialista em desenvolvimento de Estudos de Rompimento de Barragens, Planos de Ações Emergenciais, e simulações de escoamento envolvendo o HEC-RAS. Atualmente é professor no Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Itajubá (FEPI) e desenvolve cursos de softwares CAD de forma presencial há 14 anos e online há 4 anos. Participou no desenvolvimento de Estudos de Impactos Ambientais, projetos de monitoramento de enchentes e como consultor, auxiliando a implementar o AutoCAD Civil 3D em empresas que ainda não utilizavam este software.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *