atlas

Atlas Escolar: instrumento didático essencial ao professor

Os conteúdos de Geografia podem ser aprendidos através de um material conhecido pelos professores: os atlas. Porém, com os avanços nas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TIC´s), esses encontram-se disponibilizados nos formatos digital e eletrônico.

Por Naomi Anaue Burda *

Apesar do crescimento da inclusão digital, com aumento do acesso a computadores, smartphones e à internet pela população, as dificuldades e o desconhecimento sobre como utilizar as tecnologias ainda é muito grande, mesmo dentro da área da educação. Muitos professores ainda não dominam ou simplesmente não conhecem algumas ferramentas valiosas, dentre elas, os atlas.

Os atlas disponíveis na internet permitem o acesso, ilustração e construção de conteúdos para materiais a serem explorados em sala de aula. Muitos temas diferentes, de diversas áreas, podem ser trabalhados com o uso dos atlas escolares.

Os conteúdos básicos para o Ensino de Geografia, para a Base Nacional Comum Curricular, publicada em 2017, preveem o ensino dos seguintes assuntos:

quadro atlas

Fonte: MEC, 2017

A partir dos tópicos mencionados no quadro acima, temas como Desenvolvimento Sustentável, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Epidemias, entre outros relacionados à Biologia ou História, Economia e Sociedade, Cultura e Linguagem, além da Geografia (é claro), podem ser trabalhados por meio de atlas e mapas digitais, eletrônicos e colaborativos, pois todos os fenômenos acontecem em um lugar no espaço e no tempo.Fonte: MEC, 2017

O olhar sobre o “onde” não deve, contudo, ser aplicado somente a conteúdos típicos da Geografia. De fato, o olhar geográfico pode e deve ser aplicado a tudo que contenha o dado espacial. Assim, qualquer professor pode se beneficiar do trabalho com mapas e atlas em suas aulas.

Atlas e conteúdos online

Alguns sites de referência, em que é possível acessar conteúdo de qualidade para fazer esse trabalho, são os portais do IBGE (Projeto Educa e o Atlas Geográfico Escolar), disponíveis nos endereços: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil.html e https://atlasescolar.ibge.gov.br/

Nesses sites, o professor encontra um riquíssimo material para trabalhar com aspectos do território nacional, uso de legendas, divisões municipais, dados censitários e outros.

Outra opção para quem necessita trabalhar aspectos locais de identidade, educação patrimonial, cultura e cidadania, por exemplo, é o Atlas Eletrônico do Patrimônio Cultural do Sítio Histórico Urbano da Lapa (BURDA, 2016), disponível em: www.atlaspatrimoniolapa.com.br.

Bê-á-Bá do Atlas

As premissas da Cartografia Escolar podem ser trabalhadas a partir do uso do atlas, com a exploração do chamado “bê-á-bá do atlas” (conceito de MARTINELLI, professor doutor do Departamento de Geografia da USP): ensino das visões vertical e oblíqua, ensino da legenda, da escala, das projeções. Parte-se para o ensino dos mapas a partir de diferentes escalas, transitando entre a local, regional, nacional e global e vice-versa, e também a partir de séries históricas, para ensinar a observação da mudança do mapa a partir da variável “tempo” (atlas que mostram a vegetação ao longo de décadas podem evidenciar a mudança da cobertura vegetal e possibilitar muitas análises críticas sobre diversos fatores, por exemplo).

Com esses e outros exercícios, possibilitados a partir da exploração e de dinâmicas com os atlas eletrônicos, o ensino torna-se mais dinâmico e interessante. Não se pode esquecer que ele deve ser focado para as tecnologias de uso/acesso dos alunos. É muito importante para um educador saber como transformar a sala de aula com o uso das geotecnologias. Fica a critério do professor a seleção dos temas de interesse, demonstrando que este recurso didático nunca foi tão necessário e atual para a aprendizagem.

Aprendendo a usar  atlas

Quer saber mais sobre exemplos, formas de exploração de conteúdos e construção de projetos de atlas escolar para a sua prática didática? Então, venha conhecer o curso Geotecnologias para a educação e atlas escolares, do Instituto Geoeduc:

Curso Atlas

Se quiser acessar um conteúdo gratuito, de muita qualidade, que trata da tecnologia aplicada à educação, confira o curso Tecnologia e ensino na Geografia.

ProfessoraNaomi Anaue Burda – Doutora em Geografia Humana pela USP. Graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005) e mestre em Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007). Possui experiência em educação superior, com ensino em graduação presencial e em EAD, pós graduação e elaboração de materiais didáticos em Geografia. Também atua com oficinas e projetos sobre Atlas, Cartografia Digital, Geotecnologias e Patrimônio Cultural Arquitetônico. Atua principalmente nas seguintes áreas: geoprocessamento, gestão do patrimônio cultural , cidade, cartografia básica e temática.


Um comentário sobre “Atlas Escolar: instrumento didático essencial ao professor

  1. Gracias por la información tan importante, pues muy pronto estaré desarrollando un pequeño proyecto “denominado la Geomática en la educación secundaria” y este material dicho sea de paso, ayuda a fortalecer el desarrollo del mismo, sin embargo y si no hay inconvenientes, podría enviarme la información en español, gracias, Atentamente Walmore Vergara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *