Imóveis rurais

Como e onde obter dados para Avaliações de Imóveis Rurais?

Existem fontes de informações diversas nas quais interessados ou técnicos que lidam com avaliações de imóveis rurais e perícias em áreas rurais podem consultar e buscar o que precisam para seus projetos e estudos. Conhecer tais fontes é essencial para a atuação nessa área do conhecimento.

Levantamento de dados para Avaliações de Imóveis Rurais

Para fazer levantamento de dados e coleta de forma adequada e correta, é necessário conhecer os principais procedimentos das pesquisas de mercado.

Também é importante conhecer os tipos de amostragem de dados utilizados nessas pesquisas de mercado para a avaliação da terra nua e das benfeitorias dos imóveis, além de familiarizar-se com os tipos de cadastros literais e georreferenciados – Cadastros Fundiários (INCRA – SNCR, SIGEF); Cadastros Tributários (RFB – CAFIR, CNIR); Cadastro Ambiental (MMA – CAR).

Importância dos dados e da precisão

Para a realização de um trabalho sério e competente, o profissional precisa compreender a importância da fase de pesquisa e levantamento de dados de mercado para garantir a qualidade das avaliações dos imóveis rurais.

Ter acesso aos dados mais atualizados e precisos das principais fontes de dados para a realização de avaliações dos imóveis (bases de dados de prefeituras, cartórios, Bancos oficiais, Secretarias de Agricultura, Varas Judiciais, entre outras) e das principais planilhas de referências de preços de terras rurais no Brasil, garantem um bom entendimento da dinâmica dos mercados regionais de terras.

Capacitação em Avaliação de Imóveis Rurais

O GEOeduc está lançando uma trilha de cursos referente ao tema de Avaliação de Imóveis Rurais. Em julho será lançado o curso Como e onde obter dados para Avaliações de Imóveis Rurais que abordará, de forma simples e didática, os principais procedimentos das pesquisas de mercado para a coleta e o levantamento de dados, referentes às avaliações de imóveis rurais em diferentes contextos.

Além disso, o curso dispõe de um capítulo especial voltado à apresentação dos mercados regionais de terras rurais, a classificação hierárquica quanto à tipologia dos imóveis rurais e as planilhas de preços de terras que são referências no Brasil, levando o cursista a elaborar o seu trabalho avaliatório de forma coerente e com base em fontes confiáveis de informação.

curso

 

 

Ainda sobre o assunto de Avaliação de Imóveis Rurais, o GEOeduc está disponibilizando um eBook gratuito: Exemplo de Proposta de Honorários para Perícias de Imóveis Rurais.

Com ele, é possível conferir uma sugestão de elaboração de honorários periciais, seguindo parâmetros de valores e cálculos de precificação, de acordo com dados do IBAPE.

eBook gratuito

 

 

Um comentário sobre “Como e onde obter dados para Avaliações de Imóveis Rurais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *