Como padronizar vídeos obtidos por Drones e gerar relatórios corporativos

Veja neste artigo a importância da padronização de vídeos obtidos por Drones para geração de relatórios corporativos

Por Armando Martins

Hoje em dia é inegável que o Drone veio para ficar. Ele conquistou espaço por facilitar o cumprimento de diversas atividades do dia a dia. Dotado de uma câmera digital e uma perspectiva de captura única, ele está sendo empregado para diversos fins. Esta tecnologia vem sendo aprimorada e sabemos que há modelos com recursos que ainda estão por vir.

Há alguns anos, com um menor impacto, esse advento também ocorreu com o surgimento das câmeras digitais, que tornou realidade a perpetuação do momento, de maneira rápida e com um resultado instantâneo. Essa ferramenta mudou o mundo, a partir daí surgiram canais na internet mostrando o cotidiano das pessoas, e isso deu ao indivíduo comum o mesmo poder de influência de grandes corporações de peso, tanto no meio virtual, como fora dele.

O poder da narrativa com o uso da câmera digital é tão efetivo, que podemos comparar, proporcionalmente um vídeo de um minuto com um texto de trinta páginas aproximadamente. Hoje, temos acesso a diversos materiais com alta qualidade de produção, o que torna evidente a necessidade da adoção de métodos e técnicas que tornem a comunicação desejada cada vez mais efetiva e em conformidade com a demandas de um mercado cada vez mais exigente.

Assim, rotinas corporativas antes perpetuadas por longos textos, cheios de termos técnicos, hoje são facilmente gerados por meio de um vídeo. O que muitas vezes pôde ter sido considerada uma opção onerosa, complicada e por vezes demorada, agora acontece de maneira quase que instantânea e sob demanda.

Entretanto, como podemos notar, no meio virtual essa escolha pode ser considerada uma grande facilitadora ou um risco, caso não sejam levados em consideração detalhes importantes durante a geração de vídeos. É necessário que a comunicação seja feita de maneira clara, objetiva e de preferência agradável ao espectador.

Cada vez mais a elaboração de relatórios com uso de vídeos em grandes corporações torna-se uma realidade, dada a efetividade da ferramenta em questão, entretanto é evidente também, para que isso seja consistente e coerente, a adoção de métodos e técnicas existentes na construção dos mesmos.

Indo além…

Para aprofundar o tema e responder a dúvidas dos profissionais da área, o Instituto GEOeduc convida toda a comunidade para um treinamento online, ao vivo, sobre filmagens profissionais com Drones, desde técnicas, configurações e relatórios de imagens obtidas por estes equipamentos. O curso será realizado no dia 23 de março de 2017 (quinta-feira) às 20h00 e terá aproximadamente 2 horas de duração.

Este será um treinamento básico destinado a todos os profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar com Filmagens Profissionais obtidas por Drones. Os temas abordados serão:

• Equipamento

– Tipos de câmeras digitais
– Constituição do equipamento
– Configurações básicas
– Movimentos de câmera: o drone nesse cenário

• Filmagem

– Introdução ao momento de transição
– Introdução a roteiros
– Softwares editores de vídeos

Caso tenha alguma dificuldade de inscrição, entre em contato pelo e-mail cursos@geoeduc.net

Armando Martins – Capacitado com MBA em Gestão e Auditoria Ambiental da norma ISO 14000 com certificado no EARA/IEMA (Inglaterra) e mestre pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, na área de Saneamento e Ambiente. É biólogo especialista em cinética química ambiental de micronutrientes e micropoluentes. Tem experiência na gestão de uma grande quantidade de projetos e programas ambientais. Atualmente trabalha também como instrutor e consultor ambiental, onde aplica seus conhecimentos em GIS e captura de imagens aéreas com drones.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *