Desenvolvimento sustentável e gestão ambiental

O que é desenvolvimento sustentável?

Desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades (Relatório Brundtland, 1987).

Desenvolvimento sustentável – histórico

Em 1983, mais de 10 anos após a Conferência da ONU sobre o meio ambiente, realizada em Estocolmo, 1972, o Secretário-Geral da ONU convidou a médica Gro Harlem Brundtland, mestre em saúde pública e ex-Primeira Ministra da Noruega, para presidir a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que apresentou seus resultados em 1987, em um documento conhecido como “Nosso Futuro Comum”, parte do Relatório Brundtland.

O trabalho da Comissão foi instrumental para a preparação da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, conhecida como Eco 92, ou como a “Cúpula da Terra”. Essa conferência adotou a “Agenda 21″, que contém as diretrizes para a proteção do nosso planeta e para o desenvolvimento sustentável.

Definição

Alguns trechos do relatório contribuíram para cunhar e fortalecer definitivamente o termo “desenvolvimento sustentável”, como pode-se observar a seguir:

“O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades.”

“Um mundo onde a pobreza e a desigualdade são endêmicas estará sempre propenso à crises ecológicas, entre outras…O desenvolvimento sustentável requer que as sociedades atendam às necessidades humanas tanto pelo aumento do potencial produtivo como pela garantia de oportunidades iguais para todos.”

“Muitos de nós vivemos além dos recursos ecológicos, por exemplo, em nossos padrões de consumo de energia… No mínimo, o desenvolvimento sustentável não deve pôr em risco os sistemas naturais que sustentam a vida na Terra: a atmosfera, as águas, os solos e os seres vivos.”

“Na sua essência, o desenvolvimento sustentável é um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, o direcionamento dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão em harmonia e reforçam o atual e futuro potencial para satisfazer as aspirações e necessidades humanas.”

— do Relatório Brundtland, “Nosso Futuro Comum”

Geoprocessamento e desenvolvimento sustentável

A gestão ambiental é fundamental para garantir o desenvolvimento ideal de uma economia, hoje descrito como “desenvolvimento sustentável”.

Para produzir informações espaciais confiáveis de forma eficiente para realizar uma boa gestão ambiental é necessário realizar atividades de geoprocessamento.

Para saber mais sobre as aplicações do geoprocessamento na gestão ambiental, leia: Meio ambiente: geoprocessamento para análise de impactos ambientais.

Capacitação em Gestão Ambiental

Se você é um profissional já estabelecido no mercado, é sempre bom renovar os conhecimentos e se reciclar a respeito das atualizações das ferramentas. E para você que está entrando na área ambiental agora, nós te instrumentalizaremos para dar os primeiros passos.

Por isso, recomendamos os cursos de “SIG para Licenciamento Ambiental“, “Avaliação de Impactos Ambientais com SIG” e “Sensoriamento Remoto aplicado ao Meio Ambiente“. Ou inscreva-se em nosso Workshop de Geoprocessamento aplicado à Gestão Territorial e Ambiental, no link a seguir:

Curso Atlas

Fonte: (https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *