drone e mineração

Drones para mineração: por que essa é uma tendência?

Os drones são uma grande tendência na área da mineração. Muitas empresas e minas se beneficiam e ampliam suas capacidades de exploração, monitoramento, pesquisa e coleta de informações utilizando essa ferramenta. *Por Thaís Perez

Hoje em dia, os drones apresentam um papel essencial na mineração. Empresas que adotam a prática de atrelar a utilização de drones com as demandas cotidianas, experimentam observar suas terras e materiais em uma nova perspectiva.

Além disso, o drone oferece uma visão ampla na paisagem para compreender melhor o impacto da mina, favorecendo o entendimento das implicações ambientais da empresa.

Principais utilizações dessa ferramenta na mineração

Com os drones, é possível expandir a área de exploração, ou seja, explorar mais de um determinado cenário e consequentemente, realizar novas oportunidades de pesquisa.

Monitorar estoques de materiais e determinar quantidades também é uma tarefa possível de ser realizada com o drone. Além de ser possível realizar pesquisas de danos e falhas em áreas perigosas, o que colabora para uma maior segurança do trabalhador.

Informações sobre paisagens, materiais e questões ambientais, atreladas ao trabalho em gestão ambiental, também são possíveis de serem coletadas com essa ferramenta.

Uma grande vantagem que um drone pode oferecer é de economia e gerenciamento de tempo. Muitas atividades na mineração exigem o trabalho manual e horas de trabalho, por isso, os drones aéreos entram nesse cenário para simplificar e auxiliar demandas da empresa.

No entanto, o maior impacto do uso dos drones está na diminuição dos riscos para a vida humana e dos custos. O trabalho realizado em algumas minas e áreas de exploração é de altíssimo risco, com lugares de acesso difícil. Colocar equipes e equipamentos em lugares assim envolve uma logística com um risco elevado e custos muitas vezes altíssimos.

Além disso, não podemos deixar de ressaltar a precisão na medição realizada pelos drones. Aliás, para saber mais sobre precisão e erros em aerolevantamentos, leia: Erros mais comuns ao fazer um aerolevantamento com Drones.

Por que investir em Drones?

A grande preocupação gerada pelo aumento do uso de drones é em relação ao impacto que esta ferramenta pode causar no trabalho humano. Muitas vagas de emprego deixarão de existir. Porém, há fatores que sinalizam que os drones são as melhores opções em muitos momentos. Esses fatores são:

Qualidade dos dados

Drones permitem o carregamento automático de grandes quantidades de dados na nuvem. Ou seja, sem os drones, uma longa cadeia de informações é coletada por funcionários manualmente, o que demanda muito tempo de coleta.

Com essa ferramenta, é possível compilar dados com maior velocidade e eficiência. Os mapas e estatísticas são enviados para a nuvem, onde qualquer pessoa pode acessá-los conforme necessário.

Gerenciamento de tempo

Gerenciar o tempo dentro das minas acelera significativamente o processo. Uma equipe que realiza pesquisas manuais em uma área de mineração gasta muito tempo andando no local e tomando notas, viajando e preparando equipamentos.

O drone pode voar e voltar a grande velocidade com o mínimo de barulho. Os melhores modelos podem cobrir a mesma área em questão de horas. Isso pode significar melhorias significativas em prazos e produtividade.

Segurança do trabalhador

Como as minas são lugares perigosos, a segurança dos trabalhadores, muitas vezes, corre riscos. Com o envio de drones, é muito mais fácil e seguro coletar e monitorar dados.

Custo

O drone é um excelente investimento para aqueles que o utilizam de forma eficaz. Essa eficiência de custo funciona de maneiras diferentes. O primeiro é o simples fato de que as minas economizam nos custos de mão-de-obra. Todos aqueles homens-horas com pesquisa manual ficam muito caros. Isso não é nada comparado a contratar um drone por um dia.

Atrelando conhecimento e tecnologia na prática

Tem interesse em saber mais sobre as funcionalidades dos drones na área de mineração?

O GEOeduc está oferecendo uma palestra gratuita sobre Drones: como usá-los no setor mineral. Participe!

palestra

 

 

A palestra será uma introdução ao mundo dos Drones, mostrando como esses equipamentos estão revolucionando a indústria 4.0. Além disso, será apresentado como é feito o levantamento pré-mina (levantamento ambiental e área do empreendimento) até a lavra (exploração mineral) estabelecida, onde o profissional irá mapear as bancadas, o corpo de minério, a usina, áreas de rejeitos, entre outros elementos.

(Fonte: Drones Are “Up And Coming” In The Mining Industry). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *