Análise Espacial utilizando programa R

E-book gratuito sobre programa R e sua utilização em Análise Espacial

Recentemente, foi publicado um e-book gratuito sobre Análise Espacial utilizando o programa R. Neste livro digital, disponibilizado nas versões em português e espanhol, são apresentados conhecimentos básicos de SIG e análise de dados espaciais. *Por Thaís Perez

Mais informações sobre o e-book

O e-book Análise Espacial com R é licenciado pela Creative Commons (uma licença pública que permite a distribuição gratuita de obras protegidas por direitos autorais). Disponível também na versão em espanhol.

Dividindo-se em 10 capítulos, esse livro digital oferece ao leitor informações sobre como instalar os programas R e RStudios, além de introduzir operações básicas ao programa R.

Ao longo do livro, são apresentadas noções de como realizar a estruturação de dados espaciais em R, os procedimentos de importação e exportação de dados geográficos entre R e outros sistemas, operações básicas de SIG, análise geoestatística, elaboração de mapas cartográficos e, por fim, técnicas de interação do programa R com o SIG (Sistemas de Informações Geográficas) e Dinâmica EGO.

O Programa R

A linguagem em R ou programação R foi desenvolvido na década de 90, pelos estatísticos Ross Ihaka e Robert Gentleman. É um sistema que realiza análises estatísticas, utilizando ferramentas gráficas avançadas e produção de gráficos.

O programa R oferece estatísticas de modelagem linear e não-linear, testes estatísticos clássicos, análise de séries temporais, classificação e agrupamento, entre outras funcionalidades. Além de permitir códigos de acessos para programadores participarem entre eles.

Aplicações do Programa

A partir de pacotes disponíveis pelo próprio programa, é possível utilizar o mesmo em diversos estudos e projetos. Como exemplo, temos: realizar coleta de dados do Twitter, construir mapas eleitorais, apresentar de forma gráfica dados da Biologia e medir riscos em Análises de Redes Financeiras. Além de todas essas aplicações, o programa R oferece base para criação de outros softwares como o Iramuteq.

O e-book Análise Espacial com R, disponibilizado de forma gratuita, tem como objetivo apresentar as aplicações do programa R na área de Análise Espacial.

Ou seja, as aplicações associam-se com conhecimentos da Geografia, Cartografia, Estatística, Georreferenciamento, entre outros. Todavia, com as explicações dos primeiros capítulos do livro, é possível utilizar o programa em outras áreas de estudo e projeto, ditos anteriormente.

Utilizando o Programa R na Análise Espacial

Para iniciar a gestão e análise de dados espaciais com R é importante ter conhecimentos em SIG, o Sistema de Informação Geográfica. Se você tem interesse nessa área, mas necessita de noções básicas em SIG, o GEOeduc oferece o curso Introdução ao SIG com QGIS 3.0, disponível de forma EAD.

Se você tem interesse em aprimorar seus conhecimentos na área e sabe utilizar o SIG, o GEOeduc oferece 2 cursos gratuitos, com duração de uma hora cada de Business Intelligence e Análise Espacial e Ferramentas do QGIS para Análise Espacial.

Outro curso que pode ser útil para aqueles que se interessam por programação e banco de dados é o Gestão de Banco de Dados Geográficos. Nele, o aluno aprende os conceitos e premissas, além de realizar atividades práticas no ambiente do Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)/ Geográficos (SGBD-G). Também serão abordados: a criação de modelos de dados, aplicações de relacionamento de informações e seu uso no contexto espacial de projeto no ambiente SIG. São abordadas também as ferramentas de geoprocessamento, ferramentas de processamento de dados de terreno e autonomia computacional com o uso da programação em Python. Por fim, será aplicada a conexão do banco de dados em uma aplicação web, como uso do mapserver.

(Fontes: O que é Programação ou Linguagem em R?)

Interesse em curso sobre programa R para Análise Espacial

Como o GEOeduc está sempre buscando oferecer o que nossa comunidade precisa, queremos saber de você: Tem interesse em treinamentos sobre o programa R e programação voltada para SIG e Geotecnologias? Preencha esse formulário e entraremos em contato:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *