Empresa lança satélite para ampliar serviços de acesso à internet no Brasil

Yahsat confirma lançamento do satélite AI Yah 3. Equipamento amplia a frota para expandir presença global da companhia.

A Yahsat, operadora de satélites baseada nos Emirados Árabes Unidos, anunciou que lançou ontem o Al Yah 3, terceiro satélite da sua frota. O lançamento é um marco para a estratégia da Yahsat de ampliar sua cobertura na África e estabelecer presença na América Latina.

A missão teve algumas dificuldades durante os estágios de lançamento o que resultou na inserção do AI Yah3 em uma órbita diferente do plano original. Apesar disso, o satélite está funcional e operando normalmente. Um novo plano de voo será executado para que o equipamento atinja a órbita operacional e seja capaz de completar sua missão original.

“Estamos muito felizes em saber que o satélite está em perfeito estado e que os ajustes necessários foram tomados para assegurar que a missão original seja cumprida. Gostaria de agradecer nosso parceiro tecnológico Orbital ATK e o time da Yahsat que juntos estão assegurando que os objetivos do AI Yah 3 estão sendo cumpridos”, afirma Masood M. Sharif Mahmood, CEO da Yahsat.

Frank Culbertson, presidente da Orbital ATK’s Space System Group, comenta que “baseado nas informações iniciais, posso afirmar que o AI Yah 3 está em órbita, em perfeito estado e respondendo aos comandos do nosso time de operações. Vamos trabalhar ainda mais próximos ao nosso cliente, Yahsat, para atingir os objetivos da missão. Continuamos confiantes de que vamos entregar um satélite completamente funcional na órbita planejada”.

O AI Yah 3, um satélite todo em banda Ka, e o primeiro a usar propulsão hibrida GEOStar-3 construído pela Orbital ATK, foi lançado pelo foguete Ariane 5 da Arianespace às 22h20 UTC, no dia 25 de janeiro, de Kourou, na Guiana Francesa.

O terceiro satélite da empresa vai cobrir o Brasil e 19 países da África com serviços de acesso à internet. No País, irá atuar no setor de atacado e também na venda direta ao consumidor (residências e pequenas e médias empresas).

“Esse lançamento é o marco mais importante da nossa trajetória no Brasil até agora.Com o Al Yah 3, nossa empresa entra em uma nova etapa de trabalho. A partir de agora, concretizamos nossa estratégia de entrar nas casas e escritórios dos brasileiros oferecendo um serviço que já mostrou ser vital para o crescimento do País”, afirma Márcio Tiago, diretor geral da Yahsat no Brasil.

Além da comercialização de parte da capacidade do satélite no mercado de atacado, a operadora está credenciando sua rede de parceiros e contará com força de vendas e serviços de aproximadamente 3.000 profissionais e assim vai levar ao consumidor final o serviço de acesso à internet.

O projeto do Al Yah3 resultou em um investimento no Brasil de mais de US$ 200 milhões pela companhia com sede nos Emirados Árabes. A equipe de gerenciamento do projeto Al Yah3 reuniu engenheiros dos Emirados Árabes que trabalharam na fábrica da Orbital, nos Estados Unidos, nos últimos três anos.

Sobre a Yahsat

A Yahsat é uma operadora global que fornece soluções para banda larga e conectividade, presente em mais de 140 países pelo Oriente Médio, África e Europa, além das regiões Central e Sudoeste da Ásia. É sediada em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (UAE) e integra o grupo de investimento Mubadala Investment Company com atuação em diferentes setores. A Yahsat é a primeira empresa do Oriente Médio e África a oferecer serviços de conectividade via satélite em banda Ka. O primeiro satélite da Yahsat, o Al Yah 1, foi lançado com êxito em abril de 2011, e o segundo satélite, o Al Yah 2, foi lançado com êxito em abril de 2012. Com o terceiro satélite, Al Yah3, a Yahsat passará a cobrir mais de 1 bilhão de pessoas no mundo e mais de 60 milhões de domicílios no Brasil em mais de 5 mil cidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *