Esri lança ArcGIS Pro 2.0. Veja a nossa análise e conheça as novidades!

Por Ivan Leonardi

Na primeira quinzena de julho de 2017, a Esri anunciou o lançamento da versão 2.0 do ArcGIS Pro. Pra quem não conhece, o ArcGIS Pro é um programa de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) disponível para desktop. Seu diferencial é oferecer uma experiência de trabalho muito mais rápida das informações, permitindo visualizações em 2D e 3D simultaneamente.

De forma geral, nesta nova versão, o programa está mais integrado com as outras aplicações da plataforma ArcGIS, permitindo o usuário otimizar fluxos de trabalho, como a criação de mapas e gerenciamento de banco de dados. Além disso, foram inseridas novas ferramentas e funcionalidades.

Para acompanhar as principais novidades, leia este artigo até o final.

Otimização de fluxos de trabalho

Como comentado no início desta análise, os fluxos de trabalho foram destaque nesta nova versão. As principais novidades foram:

  • Inserção de Grids e anotações na elaboração de mapas;
  • Melhora na gestão de projetos: agora é possível inserir favoritos;
  • Edição de topologia diretamente no ArcGIS Pro;
  • Melhorias na rotina COGO;
  • Nova opção para exportar e importar dados no painel de controle do Catalog

Inovações

A Esri também inovou nesta nova versão do ArcGIS Pro. As principais inovações foram:

  • Novos controles de navegação 3D e sincronização dos mapas 2D e 3D
  • Novos gráficos interativos e dinâmicos na área de Layout
  • Melhorias nas ferramentas de desenho 3D
  • Novas ferramentas de geoprocessamento

Integrações

Notamos que o ArcGIS Pro 2.0 está muito mais integrado com as outras aplicações da plataforma ArcGIS, com destaque para o ArcGIS Online e Enterprise. As principais melhorias foram:

  • Aprimorada a edição e integração com Geodatabase
  • Sincronização com banco de dados online do ArcGIS 10.5.1
  • Processamento de dados em segundo plano

Confira estas e outras melhorias que a Esri anunciou no vídeo abaixo (em inglês):

Cursos práticos de ArcGIS

Quer aprender na prática a utilizar a plataforma ArcGIS em seus projetos e trabalhos? Conheça nossos cursos! São módulos introdutórios, intermediários e avançados que vão desde a introdução dos SIG até a modelagem de banco de dados geográficos da Esri – o Geodatabase.

Ivan Leonardi – Instrutor e Professor Tutor no Instituto GEOeduc. Geógrafo pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) com ênfase em Geociências. Possui Especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais (2016). Atualmente está Mestrando em Ciências e Tecnologia Ambiental na área de concentração em Avaliação de Bacias Hidrográficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Além disso, possui aperfeiçoamento profissional na área de Topografia (2013); Experiência há mais de 7 anos em Geoprocessamento, atuando na área de estudos ambientais, elaboração de mapas temáticos para materiais didáticos, tutor de cursos online e presenciais. Consultor na área de mapeamento, registro de imagens e operação de softwares (ArcGIS, QGIS, SPRING, gvSIG, ERDAS, Global Mapper, etc..) para desenvolvimento de projetos em Sistemas de Informação Geográfica (GIS). Atuou como assistente editorial do Portal e Revista MundoGEO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *