Esri lança ArcGIS Pro 2.0. Veja a nossa análise e conheça as novidades!

Na primeira quinzena de julho de 2017, a Esri anunciou o lançamento da versão 2.0 do ArcGIS Pro. Pra quem não conhece, o ArcGIS Pro é um programa de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) disponível para desktop. Seu diferencial é oferecer uma experiência de trabalho muito mais rápida das informações, permitindo visualizações em 2D e 3D simultaneamente. Por Ivan Leonardi

O que é novo?

De forma geral, nesta nova versão, o programa está mais integrado com as outras aplicações da plataforma ArcGIS, permitindo o usuário otimizar fluxos de trabalho, como a criação de mapas e gerenciamento de banco de dados. Além disso, foram inseridas novas ferramentas e funcionalidades.

Otimização de fluxos de trabalho

Como comentado no início desta análise, os fluxos de trabalho foram destaque nesta nova versão. As principais novidades foram:

  • Inserção de Grids e anotações na elaboração de mapas;
  • Melhora na gestão de projetos: agora é possível inserir favoritos;
  • Edição de topologia diretamente no ArcGIS Pro;
  • Melhorias na rotina COGO;
  • Nova opção para exportar e importar dados no painel de controle do Catalog

Inovações

A Esri também inovou nesta nova versão do ArcGIS Pro. As principais inovações foram:

  • Novos controles de navegação 3D e sincronização dos mapas 2D e 3D
  • Novos gráficos interativos e dinâmicos na área de Layout
  • Melhorias nas ferramentas de desenho 3D
  • Novas ferramentas de geoprocessamento

Integrações

Notamos que o ArcGIS Pro 2.0 está muito mais integrado com as outras aplicações da plataforma ArcGIS, com destaque para o ArcGIS Online e Enterprise. As principais melhorias foram:

  • Aprimorada a edição e integração com Geodatabase
  • Sincronização com banco de dados online do ArcGIS 10.5.1
  • Processamento de dados em segundo plano

Confira estas e outras melhorias que a Esri anunciou no vídeo abaixo (em inglês):

Cursos práticos de ArcGIS

Quer aprender na prática a utilizar a plataforma ArcGIS em seus projetos e trabalhos? Conheça nossos cursos!

Cadastro Ambiental Rural (CAR) com ArcGIS – Conheça os principais conceitos que envolvem o Cadastro Ambiental Rural (CAR), no qual serão abordados o novo Código Florestal, os planos de regularização ambiental, a compensação de área degradada, a recomposição florestal, a regularização de reserva legal, além da identificação de áreas de topo de morro e demais áreas de proteção ambiental, com a parte prática no software ArcGIS 10.3

Introdução ao ArcGIS Online e Apps – Conheça o ArcGIS Online e algumas aplicações integradas. Aprenda a criar, compartilhar e acessar mapas e informações através de diferentes fontes de dados e diferentes aplicações. Conheça também o ArcGIS Maps for Office e suas funcionalidades.

 

Ivan Leonardi – Instrutor e Professor Tutor no Instituto GEOeduc. Geógrafo pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) com ênfase em Geociências. Possui Especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais (2016). Possui aperfeiçoamento profissional na área de Topografia (2013); Experiência há mais de 7 anos em Geoprocessamento, atuando na área de estudos ambientais, elaboração de mapas temáticos para materiais didáticos, tutor de cursos online e presenciais. Consultor na área de mapeamento, registro de imagens e operação de softwares (ArcGIS, QGIS, SPRING, gvSIG, ERDAS, Global Mapper, etc..) para desenvolvimento de projetos em Sistemas de Informação Geográfica (GIS). Atuou como assistente editorial do Portal e Revista MundoGEO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *