Exército disponibiliza produtos vetoriais da Região Sul do Brasil

No total são 1440 produtos vetoriais que fornecem um recobrimento total desta região

A Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) está disponibilizando dados vetoriais aderentes a Especificação Técnica para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV), de acordo com as regras da Política de Acesso do Banco de Dados Geográficos do Exército (BDGEx), de toda a Região Sul do Brasil. No total são 1440 produtos vetoriais, sendo 633 na escala 1:25.000 e 807 na escala 1:50.000, que juntos fornecem um recobrimento total desta região.

Enquadramento dos dados vetoriais disponibilizados

Por atribuição legal, a DSG do Exército Brasileiro é responsável pela produção da geoinformação básica de interesse da Força Terrestre e da Sociedade na região sul do País, por intermédio do 1º Centro de Geoinformação (1º CGEO), antiga 1ª Divisão de Levantamento, uma das suas cinco Organizações Militares Diretamente Subordinadas, sediada na cidade de Porto Alegre-RS.

Os vetores 1:25.000 abrangem as categorias Hidrografia, Relevo, Vegetação, Sistema de Transporte, Energia e Comunicações, Abastecimento de Água e Saneamento Básico, Educação e Cultura, Estrutura Econômica, Localidades, Pontos de Referência, Limites, Administração Pública, e Saúde e Serviço Social. Os vetores na escala 1:50.000 abrangem as mesmas categorias exceto Vegetação.

Trechos rodoviários em densidade 1:25.000 da região central de Santa Catarina (SC)

Os produtos estão disponibilizados para visualização e download no Banco de Dados Geográficos do Exército (BDGEx), no seguinte endereço: www.geoportal.eb.mil.br/mediador.

A disponibilização gratuita de dados vetoriais da Região Sul do Brasil é mais um projeto de mapeamento topográfico que integra o permanente esforço do Exército Brasileiro de produzir uma base de dados geoespaciais que amplie o conhecimento do território nacional em prol do desenvolvimento da sociedade brasileira.

Com informações da DSG e MundoGEO

Leia também: Disponível para download: Sistema Brasileiro de Classificação de Solos

Aprendendo Geoprocessamento na prática

Quer aprender sobre tratamento da informação espacial, análise de dados espaciais e estatísticos de dados, ou conhecer mais sobre ferramentas para geoprocessamento? Convidamos você a conhecer os nossos cursos disponíveis da área de Sistemas de Informação Geográfica (SIG):


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *