#GEOnaescola: 10 motivos para utilizar geotecnologias dentro de sala de aula

Que as tecnologias invadiram a sala de aula, já não é novidade a um bom tempo. Por isso, listamos aqui 10 motivos para motivar você a utilizar Geotecnologias no ensino da Geografia. Vamos lá? *Por Ana Flávia de Oliveira

1 – Aplicar Geotecnologias desenvolve e aumenta a qualidade do ensino. 

Para além das pesquisas que são necessárias, nós professores passamos a aperfeiçoar a didática fazendo com que a aula se torne mais produtiva e com mais qualidade.

2- Atividades com Geotecnologias fazem as aulas serem mais atrativas.

Os alunos, em geral, gostam de aulas mais dinâmicas e interativas, ou seja, momentos com os quais eles possam aprender brincando, ou através dos próprios aparelhos que eles já utilizam no dia-a-dia. Uma aula inovadora é capaz de transformar!

3- As Geotecnologias ajudam a aumentar o rendimento escolar

Não só as (Geo)tecnologias, como as demais tecnologias como computadores, programação, painéis solares, e uma infinidade de atividades que podem ser aplicadas no espaço escolar, desenvolvem o raciocínio e atenção dos alunos, em todas as disciplinas. Isso faz toda a escola possuir um rendimento ainda maior, tanto nos alunos quanto nos professores.

4- Melhora a relação professor/aluno

Quando o aluno se sente interessado na disciplina, ele passa a ter mais vontade de aprender e, portanto, faz com que a relação entre professor e aluno seja mais positiva, criando espaços de confiança, diálogo e interação.

5- Diminui o índice de reprovação

A utilização de mídias, tecnologias e atividades interativas são também motivadoras para o desenvolvimento e desempenho do aluno, fazendo com que eles tenham mais vontade ainda de permanecer no espaço escolar, ter bons resultados e boas notas. Dessa forma, diminui-se o índice de reprovação e evasão.

6- Estimulam os alunos a ajudar uns aos outros

A prática e manuseio de Geotecnologias propicia novos saberes aos alunos. Nem todos possuem a mesma facilidade para as diversas áreas, no entanto os alunos criam também a capacidade de compartilhas técnicas, métodos, e  o próprio saber. Isso incentiva o aluno a ensinar e aprender com os colegas também.

7- Desperta a curiosidade

Ver uma nova atividade em sala de aula, por si só já chama a atenção dos alunos. As Geotecnologias, além disso, tornam os alunos curiosos. Eles demonstram interesse em compreender a forma com que os programas ou equipamentos podem ser aplicados, querem mexer, experimentar, trabalhar com as atividades e descobrir novas coisas. Assim como os celulares, tablets e computadores, as crianças e adolescentes possuem uma facilidade muito grande de aprender a manusear esses equipamentos. Essa é a hora de ensiná-los como utilizar Geotecnologias.

8- Incentiva o interesse na disciplina de Geografia

Afinal, o que faz um geógrafo? Utilizar essas ferramentas em sala demonstra para os alunos, outras possibilidades da Geografia. Mostra que nessa disciplina o estudo não se limita a algumas disciplinas, mas que a geografia é plural e possui infinitas possibilidades de estudo e especialização. Quem sabe você tem um “pequeno futuro geógrafo” em sala de aula?

9- Desenvolve a autonomia

As Geotecnologias são também um modo de o aluno aprender coisas novas por suas próprias buscas, tentativas e erros. Mostrando que ele pode sempre tentar de novo, e fazer uma atividade dar certo.

10- Descobrir que o mundo todo está mais perto do que se imagina

Quem nunca se encantou com as visualizações em 3D no Google Earth? É realmente incrível poder estar do outro lado do mundo, passeando pelas ruas e descobrindo novos países, sem sair do lugar. As Geotecnologias aproximam o mundo dos alunos, fazendo-o parecer bem mais próximo. Quase como mágica!

E você? Quais são os seus motivos para utilizar Geotecnologias na educação?

Saiba mais: Como transformar a sala de aula com o uso das geotecnologias

Geotecnologias na Educação

Conheça nossos cursos voltados para a temática.

Tecnologia e Ensino na Geografia – Este curso gratuito online discute a transformação da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino. Saiba como o ensino de Geografia tem muito a se beneficiar com as tecnologias do momento: BigData, IA, Cloud, Drones, entre outras.

Google Earth Pro com Ferramentas Avançadas – Conheça todo o potencial do Google Earth Pro para ajudar em tarefas como planejamento, análise e tomada de decisões.

Introdução ao Geoprocessamento – Veja os principais conceitos que envolvem o Geoprocessamento, conheça os sistemas de informação geográfica e suas aplicações, aprenda noções de cartografia, bancos de dados e processamento digital de imagens, e entenda os elementos que garantem a qualidade e padronização dos dados geográficos.

E aí? Gostou das dicas?

Acompanhe-nos, participe, envie dicas ou sugestões para cursos@geoeduc.com ou siga-nos nas redes sociais.

Um abraço, e até a próxima!

Instrutora GEOeducAna Flávia de Oliveira – Graduanda do curso de Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná. É criadora do projeto #GEOnaescola – Geotecnologias como recurso no ensino da Geografia, no Instituto GEOeduc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *