inflação

Inflação sobe por causa de reajustes em energia elétrica e combustível

Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o índice oficial de inflação no país, é medido mensalmente pelo IBGE.

Os dados do IPCA, divulgados pelo IBGE no início de junho, mostram que a inflação teve alta em maio, influenciada pelo aumento dos combustíveis e da energia elétrica.

Cálculo da inflação

O Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC) do IBGE gera o índice de preços ao consumidor a partir da coleta em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, em concessionárias de serviços públicos e em domicílios (nesse último caso para levantamento de aluguel e condomínio).

A população-objetivo do IPCA abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 40 (quarenta) salários-mínimos residentes nas áreas urbanas das regiões.

A partir de maio de 2018, os resultados do IPCA passaram a ser divulgados também para os municípios de Aracaju (SE), Rio Branco (AC) e São Luís (MA). Assim, atualmente, são ao todo 16 regiões representadas no cálculo da inflação do país, conforme tabela a seguir:

inflação maio

Fonte: agenciadenoticias.ibge.gov.br

Conheça os cursos do Instituto GEOeduc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *