O poder do conhecimento e da inteligência geográfica na empresa

Se você é um gestor que lida com a tomada de decisões altamente analíticas, que necessitam levar em conta muitas informações, dentre elas a informação geográfica, a disseminação de conhecimento corporativo, como forma de alcançar a inteligência geográfica na empresa, pode estar no seu caminho.

Por Clóvis L. Tavares*

A informação geográfica é essencial para a construção da inteligência geográfica e, por consequência, da inteligência de negócios, pois não se pode mais conceber a tomada de decisões sem se considerar toda informação espacial que está ligada à empresa como um todo. A Ciência de Dados Espaciais, ou a Ciência da Informação Geográfica, está em evidência, em razão de sua imensa capacidade de apoiar a tomada de decisão com assertividade e potencial para atingir os melhores resultados possíveis.

O valor de uma empresa está diretamente ligado ao conhecimento que seus colaboradores possuem e à capacidade de tomar  decisões que eles potencialmente detêm. A inteligência nos negócios é, atualmente, um ativo valiosíssimo para qualquer organização. Por isso, empresas que se preocupam com expansão e crescimento, buscam estratégias para desenvolver pessoas. Contudo, existem vários entraves e problemas quando se pensa em capacitação empresarial e treinamentos.

Imagine um curso in company, básico, presencial, sendo realizado na sua empresa, e pense em todas as variáveis:

1. Dificuldade em conciliar agenda de todos os colaboradores;
2. Todos os colaboradores confinados por 8 horas diárias em uma sala de aula;
3. Diminuir a produtividade da empresa no período de treinamento;
4. Perda de foco durante o treinamento presencial com atividades diárias, como ler e-mails ou atender telefonemas;
5. Altíssimos custos com logística, hospedagem e demais gastos com instrutor;
6. Inflexibilidade de horários;
7. Diferentes interesses/prioridades de cada colaborador com o treinamento;
8. Dificuldade em montagem de sala de treinamento;
9. Desmotivação dos colaboradores com problemas de hardware ou software nas atividades práticas;
10. Receio de um colaborador em tirar todas as suas dúvidas em um ambiente com todos os colegas presentes.

Afinal, com todas as tecnologias em nuvem atualmente, não seria melhor e mais inteligente promover capacitação e conhecimento para os colaboradores da sua empresa no horário que eles podem, no local que eles prefiram e com a temática mais adequada a cada um?

Junto a isso, você consegue imaginar poder garantir a todos os colaboradores a disponibilidade de um portfólio de mais de 70 capacitações em inteligência geográfica, com temas tecnológicos, conceituais e atuais, bem como a possibilidade de demandar cursos específicos para satisfazer necessidades próprias de suas equipes ou projetos? Procure visualizar também todo o aspecto motivacional do colaborador em perceber o valor do conhecimento disponibilizado a ele. Afinal, o investimento gera mais do que resultados para a empresa, pois ele muda a percepção do colaborador sobre a sua própria importância e capacidade. Enfim, esse conhecimento gera valor de várias formas para todos os envolvidos.

Alta demanda do mercado

Há uma alta demanda de diversos setores por colaboradores com conhecimento em inteligência geográfica na empresa. Nas áreas de finanças, consultorias diversas, no setor farmacêutico, manufatureiro, em todas as esferas de governo e no setor educacional e de saúde há uma abundância de dados, mas o trabalho de análise e tratamento desses dados ainda é parco e pouco eficiente.

Em razão disso, qualquer pequeno projeto que se propõe a fazer um tratamento e análise de dados para aplicar a problemas de negócio pontuais acaba por conseguir enormes resultados. É certo dizer que aqueles que se dedicam a esse propósito se destacam e acabam por se tornar criadores de tendências. Assim, não seria melhor capacitar seus colaboradores atuais para serem capazes de trabalhar com a informação geográfica de forma a conseguirem aplicá-la aos negócios?

Disseminação de conhecimento corporativo e inteligência geográfica na empresa

Por causa da crescente demanda por esses profissionais, e pela necessidade de investimento em capacitação empresarial, o GEOeduc lança uma nova linha de negócios, o GEOeduc Corporativo.

Através desse novo modelo, empresas que utilizam ou querem utilizar da inteligência geográfica para tomada de decisão, passam a ter créditos de treinamentos online para disponibilizar para todos os colaboradores da empresa.

Isso facilita o acesso ao conhecimento e, principalmente, possibilita ao gestor  definir a quantidade de créditos disponibilizados a cada colaborador, visualizando o andamento dos treinamentos de cada um. Uma maneira mais inteligente, eficiente, dinâmica e barata de disseminar o conhecimento e a inteligência geográfica na empresa.

Vantagens

São muitas as vantagens com essa nova modalidade para as demais empresas, entre elas:

1. Não há necessidade de conciliar agenda de todos os colaboradores;
2. Não há necessidade de trancar todos os colaboradores 8 horas em uma sala de aula;
3. Não há necessidade de diminuir a produtividade da empresa no período de treinamento;
4. Não há necessidade de perda de foco durante o treinamento presencial com atividades diárias como ler e-mails ou atender telefonemas;
5. Não há necessidade de altíssimos custos com logística, hospedagem e demais gastos com instrutor;
6. Flexibilidade de horários;
7. Foco nos interesses/prioridades de cada colaborador e sua respectiva área de conhecimento;
8. Não há dificuldade em montagem de sala de treinamento;
9. Não há desmotivação dos colaboradores com problemas de hardware ou software nas atividades práticas;
10. Não haverá receio de um colaborador em tirar todas as suas dúvidas em um ambiente com todos os colegas.

Além de todos as vantagens acima, o custo para a empresa poderá ficar até 12 vezes mais barato.

Disponibilizamos também a possibilidade de desenvolver uma academia específica para sua empresa, onde o conhecimento necessário ao seu negócio estará a disposição aos seus colaboradores. Veja os cursos disponíveis em nossa plataforma online: https://cursos.geoeduc.com

Caso tenha interesse em saber mais sobre os treinamentos corporativos do GEOeduc ou sobre como a inteligência geográfica pode apoiar na tomada de decisão da sua empresa, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato:


Um comentário sobre “O poder do conhecimento e da inteligência geográfica na empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *