planilha ods e sigef

Planilha ODS e erros no SIGEF: saiba como tirar de letra

Aula 100% gratuita sobre o Sistema de Gestão Fundiária, planilha ODS, erros, retificação, desmembramento e auditoria será ministrada online, nesta quarta, pelo Instituto GEOeduc.

Esta aula é destinada a quem presta ou pretende prestar serviços de Georreferenciamento de Imóveis Rurais com excelência e agilidade.

O objetivo é auxiliar aqueles profissionais que estão com algum projeto de Georreferenciamento parado, que não está avançando por causa do SIGEF, ou que está com erros na planilha ODS e não sabe como resolver.

Leia também: Entenda os novos prazos para Georreferenciamento de Imóveis Rurais.

Planilha ODS e SIGEF

A chamada Planilha ODS é um documento do software livre OpenOffice (.ods) que deve conter os dados do imóvel e relação de vértices e coordenadas para criação dos polígonos. Esta planilha se encontra à disposição, de forma gratuita, no site do SIGEF, para qualquer um baixar e utilizar para suas certificações.

O SIGEF é uma ferramenta eletrônica desenvolvida pelo Incra e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para realizar a gestão fundiária do território nacional.

Ela funciona assim: os profissionais responsáveis pelo serviço de georreferenciamento acessam a ferramenta na internet e enviam o arquivo digital com os dados cartográficos dos imóveis.

Se tudo estiver correto, a planta e o memorial descritivo das áreas são gerados e a certificação é obtida.

No caso de erros e inconsistências, o sistema transmite uma notificação ao interessado, que poderá saná-las e inserir novamente os dados.

Inscrição gratuita

Durante a aula, abordaremos os seguintes tópicos:

Entendendo a planilha ODS e o SIGEF

Desmembramento
• Como preparar a documentação necessária
• 3ª Norma e anteriores

Retificação, Sobreposição e Erros

• Quando cancelar e quando retificar um imóvel certificado
• Como agir em caso de sobreposição
• Erros mais comuns no SIGEF

Auditoria: como preparar os documentos solicitados

A instrutora será a Margarete Maria – Cursou Geoprocessamento no Instituto Federal de Goiás (IFG) e diversos cursos e seminários ligados à área de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Imagens de Satélite, Cadastro Ambiental Rural (CAR), dentre outros. É sócia-fundadora da empresa TGR Treinamentos, onde atua como instrutora de cursos teóricos e práticos na área de montagem de processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais, levantamento em campo utilizando GPS e RTK , Reserva Legal, CAR, entre outros. Trabalha há mais de seis anos com Georreferenciamento de Imóveis Rurais e montagem de processos de Georreferenciamento e Reserva Legal, atendendo pessoas físicas e jurídicas de diversos estados do Brasil. Participa como palestrante na conferência MundoGEO#Connect LatinAmerica, em seminários online MundoGEO e como articulista na revista MundoGEO, sobre o tema Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais.

Inscreva-se. As vagas são limitadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *