geoeduc

Programação completa: GEOeduc no DroneShow & MundoGEO Connect PLUS

Confira a programação completa do GEOeduc no DroneShow & MundoGEO Connect PLUS. O evento será entre os dias 5 a 7 de novembro em São Paulo (SP). As inscrições para as atividades no evento já estão abertas e com vagas limitadas. 

Sobre o Evento

Essa edição do evento tem como objetivo promover atualização tecnológica, troca de experiencias e geração de novos negócios, além de conectar a comunidade com os órgãos regulatórios dos setores de geotecnologias e drones, afirma Emerson Granemann, CEO da MundoGEO.

Para saber mais sobre o evento, confira: Instituto GEOeduc no DroneShow & MundoGEO Connect PLUS

As inscrições para as atividades no evento já estão abertas e com vagas limitadas. A visitação para a mostra de tecnologia é gratuita para os visitantes que se cadastrarem previamente, ou então, no local.

Programação completa do GEOeduc no evento

1º dia – 5 de novembro

 GEOeduc

O curso prático de QGIS Básico para Mapeamento Temático será das 9h às 18h30. O objetivo do curso é ensinar as melhores práticas para elaboração de mapas temáticos. Para isso, será utilizado o QGIS 3.8, a versão mais recente disponível ao usuário. Além disso, serão fornecidos computadores para as atividades práticas, bem como apostila (em formato digital).

O instrutor do curso, Ivan Leonardi, apresentará o Sistema de Informação Geográfica, tipos de dados utilizados no QGIS, ferramentas de Seleção Espacial, cartografia no QGIS, simbologia e análise de mapas e introdução à cartografia temática. A partir de ensinamentos teóricos e práticos, o aluno sairá deste curso apto a utilizar o QGIS para criação de produtos cartográficos de qualidade.

 

 GEOeducNo mesmo dia, o instrutor Júlio Ribeiro, ministrará o curso avançado de Análise Espacial para Tomada de Decisões Estratégicas no horário das 9h às 18h30. O curso abordará a importância do olhar geográfico para a compreensão de fenômenos complexos, utilizando ferramentas para melhorar decisões e orientações dentro das organizações.

Ao longo do curso será demonstrado como a incorporação da estatística espacial é um poderoso recurso para tomada de decisões estratégicas. Será explicitado as metodologias de análise espacial, com demonstração de cases de sucesso no brasil e no mundo.

O objetivo do curso é de abrir a mente dos alunos sobre a importância de uma adequada análise espacial para decisões estratégicas. Para isso, serão abordados os seguintes tópicos: análise espacial como diferencial estratégico, SIG e os negócios, informação geográfica estratégica para comunicar decisões, estatística espacial em processos de decisões complexas e cases de aplicações da análise espacial para decisões complexas.

 

2º dia – 6 de novembro 

Instituto GEOeduc

O curso prático de QGIS Avançado para Análise Espacial, será das 9h às 18:30. Nele, será ensinado as modernas ferramentas de análise e representação espacial, as rotinas de geoprocessamento avançadas de distância e densidade especial, utilizando o software livre QGIS 3.8.

Serão fornecidos computadores para as atividades práticas, bem como apostila (em formato digital).

Os tópicos do curso envolvem: análise espacial e ferramentas de Geoprocessamento, análise e representação espacial, Geoprocessamento Avançado e interpoladores Espaciais no QGIS – o que são, interpoladores mais comuns, realizando interpolação 2D e 3D e visualizar dados 3D.

 

O instrutor Júlio Ribeiro irá ministrar outro curso avançado sobre Geotecnologias aplicadas a problemas urbanos, que será no horário das 9h às 18h30. Esse curso irá abordar o estado da arte de algumas aplicações usando geotecnologias para o planejamento e gestão urbana.

Atualmente, existem centenas de outras informações públicas do nível estadual e federal que a administração municipal poderia utilizar para melhorar e compreender os fenômenos que afetam aquele território. Além disso, subsiste a necessidade contínua de monitoramento da dinâmica territorial.

Como transformar todas essas informações em uma poderosa ferramenta para auxiliar o gestor a realizar o planejamento de forma eficaz, econômica e estratégica? Como agir de maneira preventiva, modelando cenários urbanos?

É possível atuar com uma dinâmica de prospectiva territorial, encontrando e ativando os potenciais daquele território. Nesse sentido, já há boas práticas do uso de sensores, metodologias e plataformas de SIG na resolução de relevantes problemas urbanos.

 O DroneShow e MundoGEO Connect PLUS

  • Data: 5 a 7 de novembro de 2019
  • Local: Hotel Meliá Ibirapuera – Av. Ibirapuera, 2534 – São Paulo – SP – Brasil

Benefícios dos participantes:

  • Certificado de participação
  • Acesso aos arquivos pdf dos conteúdos apresentados no(s) fórum(s) e/ou curso(s) escolhido(s)
  • Acesso livre aos 3 dias da Mostra de Tecnologia – produtos e serviços

Conheça os instrutores de cada curso

GEOeducIvan Leonardi – Mestre em Ciências e Tecnologia Ambiental na área de concentração em Avaliação de Bacias Hidrográficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2018); Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais (2016); Geógrafo pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) com ênfase em Geociências (2014); Aperfeiçoamento profissional na área de Topografia (2013). Experiência há mais de 6 anos em Geoprocessamento, atuando na área de estudos ambientais, elaboração de mapas temáticos para materiais didáticos e instrutor de cursos online e presenciais. Além disso, possui certificação internacional ESRI ArcGIS Desktop Associate 19-001.

GEOeducJulio Ribeiro – GEOeduc – Graduação e Mestrado em Geografia. Experiências profissionais nos campos da licenciatura, bacharelado e empreendedorismo. Atualmente é CEO do Grupo HUBSE, sendo este responsável pelo Instituto GEOeduc e AcademiaGIS Imagem/Esri BR. Fundador/presidente da APROGEO-MG. Experiência docente nas universidades UniBH, UNA e PUCMinas, São Judas Tadeu, Facens e FGV. Coordenou o curso de Geografia e foi diretor do Instituto de Engenharia e Tecnologia. Atuou como gerente de marketing na Imagem/EsriBR. Principais áreas de interesse:Educação, Análises espaciais e Smart Cities.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *