Projeto de Topografia

Projeto de Topografia: quais são os elementos essenciais?

Um projeto de topografia possui alguns elementos que são considerados essenciais para sua validade, credibilidade, representatividade e para que a qualidade seja garantida. *Luís Antônio Soares

O que é um projeto de topografia?

O Projeto de Topografia ou Levantamento Topográfico pode ser definido como um conjunto de métodos e processos que, a partir da coleta de ângulos horizontais e verticais, distâncias horizontais, verticais e inclinadas, junto com a utilização de equipamentos adequados e com a precisão exigida, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, a fim de determinar suas coordenadas topográficas. No geral, em um levantamento topográfico são determinados pontos de apoio planimétricos, altimétricos ou planialtimétricos, e a partir destes, são levantados os demais pontos que permitem representar a área levantada com maior detalhamento.

Dessa forma, pode-se dizer que se trata de uma forma de representar os pontos notáveis do relevo e os acidentes geográficos de uma porção da superfície terrestre. Ou seja, o Desenho Topográfico vem para colocar no papel o que foi medido em campo com precisão e fidelidade, podendo ser subsídios para outros estudos. A partir da Planta Topográfica pode-se retirar diversas informações, como distâncias, áreas, perímetros, coordenadas etc.

Para aprender mais sobre o que é um projeto de topografia, leia nosso artigo: 6 razões para começar um curso de Topografia o quanto antes.

NOVO CURSO

Elementos essenciais de um projeto de topografia

Abaixo listamos alguns dos elementos essenciais para se ter um produto final de qualidade do seu projeto de topografia.

  1. Fique atento à coleta dos dados: A maioria dos erros em um levantamento são causados pela falta de atenção ou cansaço do operador. Logo é importante que os profissionais envolvidos estejam capacitados para este tipo de trabalho e tomem os cuidados de forma redobrada para garantir a confiabilidade das informações coletadas.
  2. Utilize softwares para auxiliar no desenho: Existem diversos softwares que auxiliam no desenho topográfico. Hoje, com o avanço da tecnologia os produtos são totalmente digitais o que confere maior agilidade e qualidade dos produtos gerados. Exemplo disso é enorme gama de soluções que softwares CAD oferecem, como o AutoCAD 2019. O Autodesk AutoCAD se trata de uma ferramenta de desenho técnico voltada para Engenharia e Arquitetura que possui diversos recursos para projetos em CAD 2D, possibilitando a sua utilização em projetos planialtimétricos.
  3. Saiba as principais ferramentas do software: Saber as ferramentas básicas do AutoCAD já é suficiente para se realizar um bom projeto. Por isso, é importante saber desenhar linhas e polilinhas, círculos, polígonos e inserir coordenadas. Além disso, trabalhar com comandos de cálculos automáticos de área e perímetro também farão com que seu projeto se torne mais ágil.
  4. Utilize rotinas prontas: No AutoCAD podemos trabalhar com a execução de rotinas já programadas, o que garante praticidade e rapidez nas suas ações. Tais rotinas são conhecidas como Lisp e vão desde o cálculo de área até a geração de memoriais descritivos.
  5. Saiba trabalhar com coordenadas e ângulos: As coordenadas são a identidade de um levantamento, ou seja, elas servirão de referência e irão nortear todas as ações feitas naquele projeto. Saber as coordenas é saber a localização da área de estudo e ter subsídios para, por exemplo, realizar o cálculo da área de uma propriedade. Quando se faz uma planta topográfica, nosso desenho será vinculado à uma certa direção. Essa direção é materializada pelos ângulos que formados entre dois pontos, podendo ser o azimute ou o rumo. Sendo assim, saber com qual ângulo se está trabalhando, as coordenadas do levantamento e como representá-los no desenho é essencial para garantir a fidelidade do projeto.
  6. Saiba gerar layout: É a partir do layout que se visualiza seu projeto final, é importante que se dê a devida atenção à esta etapa. Os elementos essenciais para um bom produto final são o grid, a orientação de desenho, a escala (seja ela gráfica ou numérica), uma legenda, um título, a localização da área de estudo os dados do profissional, entre outros. Como forma de padronizar e otimizar as ações, o AutoCAD permite com que você crie seu layout e utilize em diferentes projetos.

Como fazer um Projeto de Topografia?

Agora que você já sabe as principais dicas para se realizar um Projeto Topográfico, que tal aprender mais sobre todo processo e conceitos envolvidos neste tipo de levantamento?

Você pode aprender mais com o curso de Topografia Básica do Instituto GEOeduc, que apresenta, de forma simples e didática, os principais conceitos, técnicas e aplicações da Topografia em diversas áreas do conhecimento, com um capítulo especial voltado para a apresentação das novidades do setor, como o laser scanner, os drones e os vants, bem como os principais conceitos de Topografia de Minas e Industrial.

Além disso, O GEOeduc lançou a versão 2.0 do curso de AutoCAD para Topografia onde são exibidas as funcionalidades básicas para utilização do mesmo em serviços topográficos, mostrando as principais ferramentas, noções de desenho topográfico, formatos de arquivo e sua relação com outros softwares. E tudo isto na versão mais recente do software! Para saber mais sobre o curso AutoCAD para Topografia 2.0 clique no link a seguir:

Projeto de Topografia

Luís Antônio Soares e Sousa – Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor. Mestrando no programa de Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná, graduado em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura na Universidade Federal de Uberlândia e ex-bolsista nos programas Jovens Talentos para Ciências CAPES/CNPq, PIVIC e PIBIC/CNPq. Além disso, atuou como membro na EJEAC Consultoria, no qual desempenhou a função de Diretor Administrativo-Financeiro e Diretor Presidente. Participou do programa de mobilidade acadêmica Internacional BRAFITEC no período de 2015-2016 no Institut National des Sciences Apliquées em Strasbourg, França.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *