Salvador ganha plataforma oficial de mapeamento cartográfico

Sistema permite visualizar toda a cidade em alta qualidade; também é possível imprimir as imagens e medir distâncias

A capital baiana ganhou esta semana o Sistema Cartográfico e Cadastral do Município (Sicad), que já está disponível para acesso.

Desenvolvido pela Prefeitura, o mapeamento oficial da cidade é um projeto pioneiro entre as capitais – com tecnologia de ponta, foi criado a partir de imagens aerofotogramétricas (aéreas e por perfilamento a laser).

Leia também: Novo satélite brasileiro terá 70 cm de resolução espacial

Com a plataforma, é possível visualizar toda a cidade de Salvador em alta qualidade, ver o mapa com e sem as vegetações e edificações, além de fazer pesquisa sobre ruas. Também é possível imprimir imagens e medir distâncias.

Todos esses recursos podem auxiliar pesquisas e estudos em diversas áreas do conhecimento, como engenharia, geografia e geologia. Antes, o acesso à plataforma era restrito apenas aos órgãos municipais.

O projeto cartográfico já contempla a nova divisão de bairros da cidade, conforme a Lei 9.278/2017.

“A Prefeitura dá um salto de qualidade, a partir do momento que adota um padrão nacional na geração da sua cartografia e, ainda, disponibiliza para a população uma base oficial de informações, que será progressivamente alimentada por todos os atores participantes do sistema”, explica Ana Aragão, analista de planejamento e coordenadora do projeto.

Além do acesso aos mapas, o site contém ainda Normas Técnicas para download, como as Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais de Salvador (ET-EDGV Salvador), as Especificações Técnicas para Aquisição de Dados Geoespaciais Vetoriais Nacional (ET-ADGV) e a Especificação Técnica de Produtos Conjuntos de Dados Geoespaciais (ET-PCDG).

Aprendendo Geoprocessamento na prática

Quer aprender sobre tratamento da informação espacial, análise de dados espaciais e estatísticos de dados, ou conhecer mais sobre ferramentas para geoprocessamento? Convidamos você a conhecer os nossos cursos disponíveis da área de Sistemas de Informação Geográfica (SIG):

2 comentários sobre “Salvador ganha plataforma oficial de mapeamento cartográfico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *