Topografia no AutoCAD Civil 3D: vantagens e desvantagens

Entenda quais são as vantagens e desvantagens em fazer projetos de Topografia no AutoCAD Civil 3D

Por Rafael Colucci

Trabalhar com este poderoso software da Autodesk traz muitas vantagens quando o assunto é projetos de Topografia. Ele é uma ótima forma de reduzir a quantidade de trabalho realizado em cada etapa do projeto. Isso por que, este software possui ferramentas voltadas para a importação dos dados, pós processamento, e exportação dos resultados caso necessário.

Na imagem abaixo podemos visualizar uma Superfície criada no AutoCAD Civil 3D à partir de um arquivo de pontos topográficos.

Topografia no AutoCAD Civil 3D

Quase todas as etapas do projeto serão realizadas na guia Survey da Toolspace. Esta guia reúne ferramentas de criação de Bancos de Dados Topográficos, configuração dos equipamentos e unidades, assim como ferramentas para criação de figuras topográficas.

A vantagem em trabalhar com estas ferramentas é que o usuário poderá criar padrões próprios de sua empresa e utilizá-los em todas as outras medições, tornando o trabalho de pré e pós processamento quase automático.

Na imagem abaixo lhes apresento a Guia Survey da Toolspace, que reúne todas as ferramentas do AutoCAD Civil 3D para trabalhar com projetos de topografia.

Topografia no AutoCAD Civil 3D

Agora que já listei algumas vantagens, citarei algumas desvantagens que o software apresenta em relação à este tipo de projeto.

Desvantagens em trabalhar com Topografia no Civil 3D

Como as ferramentas do Civil 3D são voltadas para o trabalho de importação e pré processamento dos dados, você irá encontrar dificuldades para trabalhar com fechamento de poligonais e cadernetas de campo.

Topografia no AutoCAD Civil 3D

Por isso, se você trabalha com o Teodolito, irá encontrar grande dificuldade ao usar o AutoCAD Civil 3D para trabalhar com a sua medição de topografia, contudo, tenha em mente que este é um problema que pode ser contornado.

Em meu próximo artigo, falarei sobre a Guia Survey e todas as suas particularidades. Assim, assine nossa Newsletter para saber, sempre em primeira mão, as novidades do AutoCAD Civil 3D e demais softwares CAD.

Abraços e até a próxima.

 

Rafael Colucci – Mestre em Engenharia da Energia (Universidade Federal de Itajubá), especialista em desenvolvimento de Estudos de Rompimento de Barragens, Planos de Ações Emergenciais, e simulações de escoamento envolvendo o HEC-RAS. Atualmente é professor no Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Itajubá (FEPI) e desenvolve cursos de softwares CAD de forma presencial há 14 anos e online há 4 anos. Participou no desenvolvimento de Estudos de Impactos Ambientais, projetos de monitoramento de enchentes e como consultor, auxiliando a implementar o AutoCAD Civil 3D em empresas que ainda não utilizavam este software.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *