Treinamento Corporativo

Treinamento corporativo: por que sua empresa precisa investir nisso?

Diante das transformações digitais e sociais enfrentadas atualmente, empresas e corporações procuram cada vez mais capacitar e desenvolver seus colaboradores através do Treinamento Corporativo. Saiba mais sobre essa forma de capacitação. *Por Thaís Perez

A fim de gerir equipes com maiores habilidades e competências especificas e técnicas, o treinamento corporativo surge como estratégia que amplia a produtividade e motivação dos colaboradores de uma empresa.

Essa é a forma de capacitação que recebe mais investimento pelo mercado empresarial. Entenda o motivo da crescente demanda por treinamentos no setor e conheça os benefícios alcançados a partir do investimento nessa estratégia de desenvolvimento de pessoas.

Entendendo o conceito: O que é Treinamento Corporativo?

Muitos colaboradores começam sua vida profissional nas empresas com uma formação inicial que muitas vezes não responde a certas características desejadas pela organização.

Em vista disso, as próprias empresas investem em processos de formação para capacitar seus colaboradores e gerir equipes prontas para resolver demandas do dia-a-dia.

O Treinamento Corporativo é uma forma de capacitação que envolve um conjunto de práticas adotadas por uma empresa, buscando aperfeiçoar as habilidades de seus colaboradores.

O objetivo dessa estratégia é o de melhorar o desempenho dos funcionários dentro do ambiente de trabalho, mas também existem outras finalidades menos óbvias e muito interessantes para as organizações.

Benefícios e vantagens

Os Treinamentos Corporativos, se bem planejados e direcionados, podem proporcionar:

  • Colaboradores mais motivados, atualizados e preparados;
  • Tarefas executadas com maior rapidez e eficiência, com menos retrabalho;
  • Equipes mais integradas, produtivas e competitivas;
  • Redução de custos (com turnover, com erros, com contratação de serviços terceirizados);
  • Diminuição do turnover e melhora do clima organizacional;
  • Maior competitividade da empresa no mercado.

Conheça o Programa de Treinamento Corporativo do GEOeduc.

Importância do treinamento corporativo no mercado

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), cerca de 70% das empresas têm dificuldade em obter mão de obra qualificada no Brasil.

Em vista disso, muitos empreendedores e gestores investem na capacitação de seus colaboradores para solucionar a falta de qualificação existente no mercado.

A pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil evidencia que mais de 200 bilhões de reais são investidos em treinamentos corporativos anualmente no país. Isso, no entanto, não corresponde a nem um terço do percentual dos investimentos com treinamento nos Estados Unidos.

Além disso, os investimentos no setor mostram, nos últimos 3 anos, uma tendência de queda. Isso levanta um ponto de atenção no mercado brasileiro, que corre o risco de sofrer com escassez de mão-de-obra pouco qualificada ou desatualizada nos próximos anos.

Quando estudamos os resultados dos investimentos em capacitação, outra pesquisa, realizada pela empresa Gallup, nos Estados Unidos, apontou que trabalhadores, quando satisfeitos, produzem cerca de 12% a mais em relação aos trabalhadores desmotivados, que geram gastos de US$ 300 bilhões com demissões, anualmente.

Em resumo, uma conclusão é inevitável: Colaboradores motivados e engajados geram maiores resultados para as empresas e a melhor forma de se conseguir isso é investindo em treinamento e capacitação.

Atendendo as demandas de treinamento corporativo

Pensando em atender as demandas atuais, o GEOeduc oferece diversos cursos e treinamentos corporativos para aprimorar e expandir os conhecimentos e habilidades técnicas dos colaboradores das empresas. Conheça nossos cursos e invista no futuro da sua empresa.

treinamento corporativo

 

Sugestão de leituraO poder do conhecimento e da inteligência geográfica na empresa.

(Fontes: As novas ferramentas para capacitação em massa de colaboradoresDe luxo a obrigação: startups apostam no rentável treinamento corporativoComo deixar a equipe motivada com treinamentos fora do escritório).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *